sábado, 12 de novembro de 2011

Já pensou?



      Realmente o Palmeiras é uma grande equipe. Gustavo e Henrique formam uma belíssima dupla de zaga, e, quando Danilo precisa atuar, o time não enfraquece. Os laterais do time sabem apoiar, ajudam na saída de bola, mas ao mesmo tempo sabem a hora de ficar mais atrás. No meio campo, sem problemas também. Pierre como cão de guarda e Martinez dando a saída, se apresentando hora ou outra para bater de fora e aproveitando sua boa técnica. Além disso ele tem boa altura, pode trabalhar como terceiro zagueiro se preciso. Com Diego Souza e Valdívia na meia, o trabalho do segundo volante fica bastante fácil. Um deles arma o jogo com muita categoria e o outro tem bastante força física, é habilidoso e costuma fazer muitos gols. Eles se completam no setor de criatividade e armação do time. Kléber e Vágner Love formam uma dupla de ataque de respeito. O gladiador é voluntarioso, muito forte, sai bastante da área, se movimenta o jogo inteiro e ajuda na armação, além de abrir espaços para a entrada de Diego. O segundo é um matador nato, finaliza muito bem, tem boa velocidade. Está ali para concluir as jogadas.

      O time é bom e elenco também é forte. O Palmeiras conta com opções de banco. Luan está como alternativa para entrar e botar uma correria lá no ataque, jogando mais aberto em relação ao posicionamento dos atacantes e meias em campo. O centroavante Robert não é nenhum craque, mas é ótima opção para o jogo aéreo e pode fazer excelente dupla com o homem das bolas paradas, Marcos Assunção. Ambos podem ser muito importantes em partidas mais truncadas, como as de campeonatos sul-americanos. Claro que Leandro e Cicinho são ótimos laterais, mas o garoto Gabriel Silva é uma promessa do time júnior, e tem boas chances de se firmar no time. Outra promessa é o goleiro Deola, que, com a aposentadoria de Marcos, deve vir a ser titular um dia. Chico não deve ser muito útil entrando ao longo do jogo, mas é um bom substituto para Pierre. Ainda temos as presenças de Maikon Leite e Deyvid Sacconi, que não estão no banco, mas podem ajudar ao longo do ano. Fica ainda a espera pelo recém-contratado Martinuccio, que pode entrar muito bem no grupo se for realmente um grande jogador.

      Ah não, é verdade! Esse não é o time do Palmeiras.
Martinez foi par ao Cerezo Ozaka
do Japão.
  
    A diretoria alviverde fez o favor de deixar Gustavo, Martinez, Danilo, Leandro e Deyvid Sacconi irem embora, sem fazer a menor força, ou ao menos uma força muito menor do que a necessária, para segurar seus jogadores. Jogadores estes que eram, e seriam ainda hoje, muito úteis e aos quais os administradores e empresários que gerenciam o clube não deram a devida importância. Homens de negócios estes que deixaram escapar a contratação de Martinuccio, com um amadorismo nunca antes visto. Nunca antes visto? Mais ou menos nunca, né? O caso de Thiago Neves já tinha sido bem parecido, para falar a verdade. 
    
      Mas não é só isso. Não bastasse deixar estes bons jogadores irem para outros clubes, a diretoria também parece ter feito questão de que Robert e Kléber partissem. O primeiro discutiu com seu treinador, Antônio Carlos, ao saber que alguns companheiros estavam livres da obrigação de ficarem junto com o grupo, enquanto que ele tinha ordens de permanecer concentrado. Já o segundo, teve grandes problemas de relacionamento com a diretoria gerados, na maioria das vezes, por acertos financeiros do contrato. É claro que ambos os problemas poderiam ter sido resolvidos por um dirigente ou presidente com mais competência, que tomasse a frente das situações e as resolvesse com os jogadores. Mas não, eles preferiram esperar que o balde transbordasse, e, aliás, devem estar esperando acontecer o mesmo com Valdívia.

      É, torcedor, você deve estar fulo só de lembrar quanta gente boa podia estar por aí, já pensou todos esses caras hoje? Seria uma grande ajuda. Mas a diretoria não é a única culpada. Você também fez o favor de atrapalhar o time.

      Vai dizer que não? Vai me dizer que não foi sua culpa o Vágner Love ter ido embora? É claro que aqueles três agressores não podem ser chamados de "torcida do Palmeiras", mas o fato é que se vocês, apaixonados de verdade, tivessem apoiado o antigo ídolo, talvez o desenrolar da situação fosse diferente. Ah, e não é só ele. O possível candidato a melhor jogador do Brasileirão 2011 pelo Vasco, melhor jogador do Brasileirão 2009 pelo próprio Palmeiras e convocado pela seleção brasileira um tempo atrás, Diego Souza também saiu por culpa sua. Veja só, olhando esses fatos fica até engraçado pensar no motivo da saída de Diego do Palmeiras. O jogador foi criticado pela torcida alviverde de forma tão acintosa e exagerada que, na primeira partida contra o Atlético Goianiense pela Copa do Brasil do ano passado, o meia perdeu a cabeça. Diego reagiu às provocações, ofendeu a torcida e, pouco tempo depois, teve sua saída confirmada.
   
      Não é por nada não, mas já pensou Diego Souza e Vágner Love no time? Seriam titulares ABSOLUTOS hoje em dia. Outro que podia estar fora é Luan. Hoje a torcida até o vê com bons olhos, mas, até outro dia, queriam escorraçar o pobre coitado. O caso de Chico foi bem parecido com o de Luan. Mas quem está na situação dos dois canhotos, hoje, é o trio Marcos Assunção, João Vitor e Gabriel Silva. Os torcedores esqueceram que o jovem lateral é jovem. Ele tem habilidade, sabe cruzar, é razoavelmente habilidoso, pode se tornar um jogador interessante. Só não sei se pode sem antes sair do palestra, já que os torcedores querem vê-lo fora da equipe. E dá pra acreditar que até o Marcos Assunção pode acabar saindo por causa da torcida? O cara deu um trilhão de assistências, fora os gols que fez, mas parece que uma fase ruim, seguida de uma lesão, fizeram o torcedor esquecer que, se ele não é o melhor dos volantes, pelo menos bater na bola ainda sabe. João Vitor, por sua vez, foi também agredido por um grupo isolado, é alvo de críticas, e pode ir embora antes mesmo de mostrar se tem ou não valor (no jogo contra o Coritiba, por exemplo, ele estava fazendo uma boa partida até antes de ser expulso).

      Já pensou o Palmeiras hoje sem Luan, Gabriel Silva e Marcos Assunção? Quantos gols feitos em bola parada e chutes cruzados de canhota deixariam de ser feitos? E pior, Rivaldo estaria em campo. Já pensou quanta gente teria deitado naquele lado esquerdo da defesa com Rivaldo titular e sem o Luan para incomodar na marcação? Depois, quando o Maicosuel se torna ídolo no Botafogo após uma passagem pífia pelo Verdão vocês se perguntam o porquê!

      Esses são os que saíram. Bem, esses e Pierre. O cara realmente não conseguiu voltar a jogar o que jogava em 2009 e acabou saindo, coisas que acontecem. Coisas que, DE VEZ EM QUANDO, acontecem. Já pensou todos estes caras, menos o Pierre, ainda no time? Já seria muito bom né? Pena que só sobrou um ou outro.

      Mas já pensou como seria legal ter um time forte de verdade? Já pensou como seria bom disputar de fato os títulos? Já pensou como seria bom estar naquele bolo superior da tabela, ao invés de estar brigando para garantir que não vai cair? Já pensou? Não. Não pensou. Nem o torcedor, nem a diretoria. Ninguém pensou antes de deixar toda essa gente sair. Ninguém pensou e ninguém parece estar pensando. Se não for mudado o pensamento nas arquibancadas e nos escritórios alviverdes vai ficar difícil voltar a ser um dos grandes times do país. Acho que é melhor esse pessoal mudar a cabeça, porque se não...

      Já pensou o Palmeiras na série B outra vez?


Nenhum comentário:

Postar um comentário