segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O Uruguai de Su4rez


Muslera; Lugano, Godín, Álvaro Pereira e Cáceres; Arévalo Ríos, Diego Pérez e Álvaro González; Cavani, Forlán e Luis Suárez. Esse é o time base da melhor seleção sulamericana atualmente: a "Celeste" uruguaia.

Pouca coisa mudou depois da Copa de 2010: o goleiro titular agora é Muslera, e não Viera, e Eguren (ao lado do goleiro) saiu para dar lugar a Arévalo Ríos (Foto: estadao.com.br)

Depois de muito tempo sem conseguir se aproximar das grandes seleções, o Uruguai é, sem dúvida, um dos cinco melhores esquadrões do planeta, na minha modesta opinião. O ataque da Celeste, o ponto forte do time, não é menos que sensacional: Edinson Cavani, do Napoli, tem um poder de finalização incrível e é muito forte fisicamente. Já Diego Forlán, que chegou essa temporada à Internazionale, além da ótima finalização, conta também com inteligência no passe e no posicionamento dentro da área. Mas o grande destaque do futebol uruguaio atualmente é, sem dúvida, Luis Suárez.


Suárez atuando pelo Nacional-URU
(Foto: nacional.co.uy)
Suárez foi revelado pelo Nacional de Mondevidéu em 2005. Por lá, atuou 27 vezes e balançou as redes em dez oportunidades. Já em 2006, foi transferido para o Groningen, da Holanda. Sua passagem pela equipe verde e branca foi muito parecida com a trajetória no Nacional: marcou os mesmos dez gols, mas em 29 jogos.


O ano seguinte foi decisivo na carreira de Luisito. Contratado pelo Ajax em 2007, o atacante ficou quatro temporadas na equipe da capital e mandou muito bem: nas 110 partidas oficiais que disputou, marcou incríveis 81 gols,  e começou a ser considerado uma realidade do futebol mundial.

Luisito defendendo os Reds (Foto: seopcc.co.za)
Luis Alberto Suárez Díaz vive o ápice da sua carreira. Com 24 anos, o atacante defende agora o poderoso Liverpool, da Inglaterra, e é, indiscutivelmente, o melhor jogador do time. Que me perdoe Steven Gerrard, mas Suárez está em uma fase esplendorosa.

Uma vantagem de Luisito é a regularidade. O que ele faz com a 7 dos Reds, faz também com a 9 da Celeste. Prova disso foi a goleada que o Uruguai enfiou na última sexta sobre o Chile pelas eliminatórias sulamericanas para a Copa de 2014: 4x0, quatro de Luis Suárez.

42' - Suárez recebe passe em velocidade, passa por um marcador e fuzila de canhota. 1x0. Rápido esse garoto.

45' - Bate-rebate na área, a bola sobe. Luisito vai no terceiro andar, ganha de dois zagueiros pelo alto e manda pras redes. Oportunista esse garoto.

68' - Cruzamento de Cáceres na cabeça do atacante. Perfeição. Suárez 3x0 Chile. Hat-trick do garoto.

74' - Bola rolada na meia lua da área chilena. Ramírez não consegue dominar e a bola escapa. Sobra pra quem? Luis Suárez, que emenda de primeira e fecha a conta. Completo esse garoto.

Luis Suárez e a Celeste uruguaia: combinação que tem dado certo (Foto: icnetwork.co.uk)

Fim de jogo no Centenário, em Montevidéu. Suárez 4x0 Chile. Pena que amanhã o Uruguai não entra em campo, porque, como as Eliminatórias Sulamericanas contam com apenas nove equipes (o Brasil já está classificado para a Copa por ser o país sede), uma seleção descansa a cada rodada. É bom. Deixa o garoto descansar. Deixa, que eu quero ver quem vai ser o próximo a apanhar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário