sábado, 26 de novembro de 2011

O cálculo do título





Faz três meses e dois dias que tracei - sem nenhuma dificuldade - os seis principais candidatos ao título nacional. A duas rodadas do fim, aqueles seis primeiros colocados em busca do caneco restringem-se agora a somente três: um paulista e dois cariocas. 

Imagino que os matemáticos interessados em futebol estejam tendo trabalho nesse final de Campeonato Brasileiro. Confesso que minha afinidade com números não é das mais satisfatórias. Desafiei-me, porém, e tentei representar, a partir de meros esboços, algumas situações previstas para essa reta final de Brasileirão. 

O problema pode muito bem ser solucionado já neste domingo: “Com o empate de Fluminense e Vasco, Corinthians vence, antecipa final e garante o título.” Essa seria a primeira, e mais tranquila das situações. 

Mas o futebol não apresenta nem representa uma só conjuntura. E mesmo dependendo, até que constantemente da matemática, não é também o mais fiel amigo da lógica e do cálculo. Eles podem tornar-se aliados, mas dentro das quatro linhas não garantem resultado. E nem título. 

Considerando que Fluminense e Vasco enfrentam-se neste domingo, e que o critério de desempate é o número de vitórias:

O empate no clássico carioca e a derrota corintiana neste domingo resultaria na seguinte situação:

Na 38ª rodada,  se o Vasco empata ou perde, o Corinthians, mesmo com duas derrotas seguidas, é campeão:

Ou


Já em caso de vitória vascaína em cima do Fluminense, e vitória corintiana em Florianópolis:

 
Para a última rodada, o Corinthians só precisaria de um empate para ser campeão (21 vitórias contra 20 do Vasco)


Se os paulistas empatam com o Figueirense e o Fluminense vence o Vasco:

Independente do resultado de Vasco x Flamengo, se o Fluminense ganha e o Corinthians perde o clássico contra o Palmeiras, os tricolores cariocas levam o título pelo critério de desempate:


Mesmo sendo uma tentativa de análise, vemos que as probabilidades não são poucas. Para mim, calcular quem leva o título, porém, é passatempo. O campeonato tão disputado deste ano começou cheio de expectativa. E colocando de lado todo o blá blá blá matemático, o esperado é que acabe da mesma forma. O que estas duas últimas rodadas prometem é, sem dúvida, muita disputa. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário