sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Euro 2012: o sorteio dos grupos



Foi realizado nesta sexta-feira, em Kiev, o sorteio das chaves da Euro 2012, que acontecerá na Polônia e na Ucrânia. O que mais chamou a atenção foi a grande diferença técnica entre os grupos.

Zinedine Zidane foi homenageado no sorteio (Foto: Reuters)
Grupo A

Rússia  ● Grécia ● República Tcheca ● Polônia

Esta é a pior das chaves no quesito técnico. As seleções que têm mais chances de avançar à segunda fase da competição são Grécia e Rússia. No entanto, as previsões são arriscadas devido ao nivelamento, por baixo, das equipes. A Polônia pode surpreender por jogar diante de sua torcida, apesar de ter um time limitado.
A Rússia chama a atenção por conta do talento de Arshavin e Pavlyuchenko. O primeiro tem uma incrível capacidade de definir um jogo, seja através de uma jogada individual ou de um passe para um companheiro; já o segundo é um centroavante matador. A Grécia, por ter um bom conjunto, tem chances consideráveis de conquistar a vaga para o mata-mata. A República Tcheca corre por fora: apesar de ter feito boa campanha na última edição, o time não se renovou, e conta com Milan Baros para tentar beliscar uma vaga.

Grupo B

Holanda ● Alemanha ● Dinamarca ● Portugal

Mario Götze é uma das maiores promessas do
futebol mundial (Foto: Agência AP)
Esse é o já chamado Grupo da Morte: três seleções tem capacidade para alcançar a vaga para a segunda fase. A Holanda é um time forte, com grandes jogadores como Van Persie, Sneijder e Robben, além de Elia. A equipe é vice-campeã mundial e é uma das favoritas ao título.
A Alemanha é outra forte candidata ao título. A equipe conta com fortes nomes, como Özil, Mario Götze, Müller e Mario Gomez. Além de ter grandes jogadores, outra característica importante da Alemanha é que todas as posições são bem ocupadas, com jogadores de qualidade. Neuer e Lahm são os principais nomes da defesa, enquanto no meio, além de alguns já citados, ainda há Khedira e Schweinsteger, que, na minha opinião, é o melhor segundo volante do mundo (ele possui ótima qualidade de passe, chuta bem de fora da área, é ágil e dribla bem). Além disso, no ataque, o time ainda conta com Podolski e o veterano Klose.
Portugal se apoia em um dos melhores jogadores da atualidade, Cristiano Ronaldo. O capitão luso carregou o time, que chegou à fase de grupos através da repescagem. Além dele, Nani, Miguel Veloso, Fábio Coentrão e João Moutinho são outros nomes fortes de Portugal. A Dinamarca tem poucas chances de se classificar, mas pode causar um certo desconforto às potências.

Grupo C

Espanha ● Irlanda ● Itália ● Croácia

Esse grupo possui duas grandes seleções, favoritas ao título. A Espanha, atual campeã mundial e da Euro, conta com a melhor seleção do mundo. A defesa é sólida, mesclando, basicamente, o time do Barcelona e do Real Madrid: Casillas - melhor goleiro da atualidade -, Sérgio Ramos, Piqué, Puyol e Capdevila. O meio-campo é extraordinário: possui Xavi, Iniesta, Busquets, Fàbregas e David Silva para atuarem em quatro posições. No ataque, David Villa, que é o maior goleador de todos os tempos da Fúria, e Fernando Torres, que, apesar de não viver bom momento no Chelsea, já provou do que é capaz.
A Itália mantém seu tradicional estilo de jogo, que pode ser considerado “feio”, mas que traz resultados. A defesa é consistente, com miolo de zaga formado por Chiellini e Rannochia, ou Bonucci, além de Buffon no gol. Na frente, Giuseppe Rossi é o destaque, além do matador Pazzini. Irlanda e Croácia correm por fora, e têm poucas chances de conquistarem uma vaga.

Grupo D

Ucrânia ● França ● Suécia ● Inglaterra

O técnico Fábio Capello procura substituto para Rooney, que
não jogará a primeira fase da Euro por conta de agressão
(Foto: Getty Images)
Por ser sede do torneio e contar com o apoio da torcida, a Ucrânia pode beliscar algo na competição. A Suécia, com a ajuda de Ibrahimovic, pode até causar problemas para França e Inglaterra, mas dificilmente alcançará uma vaga.
A França vem de uma eliminação precoce na Copa do Mundo, mas o time aparentemente retomou uma fase estável. Não vive um momento de glória como na época de Zidane e Makelélé, mas ainda assim é favorita a passar para a segunda fase.
Já a Inglaterra, que também não vive ótimo momento, não contará com o craque do time, Wayne Rooney, nas primeira partidas. Isso porque o atacante do Manchester United cumpre suspensão após ter sido expulso no jogo contra Montenegro, quando ele agrediu o zagueiro Miodrag Dzudovic. No entanto, por conta da camisa, assim como a França, a Inglaterra é favorita a avançar na competição.

2 comentários:

  1. Nao vai ter pra ninguem...

    Alemanha Campeã!

    abs

    André Contente

    PS: vao com tudo em 2014!!

    ResponderExcluir
  2. Alemanha vem mto forte, na minha opinião é a favorita ao lado da Espanha
    Mas se tivesse q apostar em uma, apostaria na Alemanha.
    Abraços André, tamo junto hauhauha

    ResponderExcluir