sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Futebol terminológico



Futebol elegância. De Didi, Ademir da Guia e Falcão. Terno e gravata. ‘Botão’, ‘chapéu’ e até ‘cartola’. Classe e molecagem. ‘Reto’ e ‘torto’. Pelé e Garrincha. Jogo de ‘rei’, jogo de ‘mané’. Democrático. De Sócrates e Casagrande. De Maracanã – casa grande. 

Jogo ‘do bicho’. Do ‘Animal’ Edmundo, de Leão, do ‘drible da vaca’, da ‘zebra’ e do ‘cavalo paraguaio’. Ave, futebol! Pato, Ganso, Galo, Urubu e Periquito. ‘Frango’ e ‘pombo sem asa’. Fênix, por tantas vezes. 

Futebol geométrico, direto da prancheta. Redondo, quadrado, losangular. Com ‘carrossel’, ‘carrinho’ ou ‘carretilha’. No aumentativo e no diminutivo. ‘Jogão’, ‘bolão’, ‘paradinha’ e ‘cavadinha’. Zizinho, Djalminha e Ronaldinho. E por que não Galinho e Baixinho? Pequenos no apelido, gigantes na bola. 

Futebol comunhão. União de opostos, encontros dicótomos. Do escritório, com ‘caneta’ e ‘elástico’. Da favela, com golzinho de ‘chinelo’ e ‘bola de meia’. Esporte de todos. De quem vive no luxo. De quem não tem um Tostão. Ah, o futebol paixão! 

Jogo inteligente. Da ‘enciclopédia’ Nilton Santos, do sábio Djalma Santos, do inesquecível Osmar Santos. E de um outro Santos, que encantou o mundo. Futebol divino, dono dos nossos Domingos. Alegoria alegre da guerra. Conflito e confraternização. Rivalidade, cerveja e amendoim. Aposta de botequim. “Pode trazer outra aí!” 

Futebol habilidade. De canhotas precisas, ‘de ouro’, verdadeiras ‘patadas atômicas’. De chutes destros e certeiros, fenomenais. ‘Ginga’, ‘tapa’, ‘chapa’ ‘letra’, ‘pedalada’. Nos morros, nas praias, nas ruas e, vejam só, até nos campos de futebol! Com árbitro e bandeirinha. Com saída ‘bangu’. ‘Dois toques’, ‘altinho’, ‘artilheiro’. Peladas e finais de campeonato. Golaço! 

Riso, choro, emoção. ‘Raça’ e ‘tradição’. Como é bom respirar futebol, tê-lo dentro do coração.

Um comentário: