sábado, 24 de dezembro de 2011

Presentes de Natal


Véspera de Natal. Hora de finalmente saber se fomos bons meninos e merecemos presente este ano. Mas para muitos times brasileiros que não fizeram a lição de casa, Papai Noel chegou mais cedo, e não foi de mãos vazias. Será para compensar o baixo aproveitamento da temporada? Ou talvez seja só bondade do bom velhinho?

Na lista dos mal comportados, aqueles que deixaram pouco ou muito a desejar. Sem o aproveitamento esperado, alguns somente sobreviveram ao campeonato nacional, e outros tentaram conquistar o ingresso para Libertadores, mas sem sucesso.  

Para começar, um bom exemplo de dois times que desapontaram este ano. Embalados pela má fase mineira, Cruzeiro e Atlético-MG lutaram até o fim para se livrar do rebaixamento e não disputar o Brasileiro 2012 na segunda divisão. Conseguiram. Mas só uma boa nova temporada fará estes mineiros retornarem à lista dos bem comportados. E nada melhor que reforços. No Cruzeiro, entre os principais estão Gilson (lateral do Grêmio, jogou pelo América Mineiro) Marcelo Oliveira (volante do Corinthians, atualmente no Atlético-PR), Pedro Ken (Avaí) e possivelmente Fernandinho (São Paulo). No Atlético-MG, Nikão (Bahia) confirmado e interesse em Escudero, que atuou pelo Grêmio este ano. 


Um técnico é um bom presente de fim de ano. Oswaldo de Oliveira (Kashima Antlers, Japão), preparador físico do Botafogo na década de 80, retorna, e se apresenta ao clube em janeiro, terminado o vínculo com o Kashima. É a chance do time carioca na busca de uma temporada vitoriosa em 2012.


O presente para os palmeirenses neste fim de ano foi a contratação de Juninho, uma das revelações do Figueira em 2011. Outro reforço que pode ser anunciado em breve é o zagueiro Román, destaque no Libertad, atualmente no River. Sua contratação, que deve ocorrer por empréstimo, está quase definida. Esses dois presentes, porém, não sossegam o torcedor e nem Felipão, que já disse não querer mais só arroz, feijão e pão. O gerente de futebol do clube, César Sampaio, afirmou que até dia 31 de dezembro, quatro reforços de peso pedidos pelo técnico chegarão. Um trabalho e tanto para Noel.


Já o São Paulo parece não ter economizado nos pedidos. Até agora, cinco contratações: Fabrício (Cruzeiro), Edson Silva e Maicon (Figueirense), Paulo Miranda (Bahia) e Cortês (Botafogo). Um ótimo pacote de Natal, que pode ficar ainda melhor, se chegarem Nilmar (Villareal), Breno (Bayern de Munique) e/ou Guerrón (Atlético- PR), cuja proposta oficial deverá ser feita só em janeiro. Na busca por um meia armador, o time diz que chegou ao limite na tentativa de contratar Montillo, e depois de oferecer 10 milhões de euros, mais o empréstimo de três jogadores menos Rogério Ceni, Lucas e Luís Fabiano, não aumentará a proposta. Como solução, Jadson (Shakhtar Donetsk) e Thiago Neves (Flamengo) aparecem, mas as negociações seguem indefinidas. Depois de uma temporada ruim para os padrões tricolores, o São Paulo, com todo esse arsenal, pode muito bem retornar aos trilhos.

O Grêmio, agora comandado por Caio Júnior, tem Kléber (Palmeiras) e Marcelo Moreno (Shakhtar Donetsk) entre as principais contratações. Estão próximos Léo Gago (Coritiba), Carlos Eduardo, meia do Rubin Kazan da Rússia, e Henrique, do Barcelona, que tem contrato por empréstimo com o Palmeiras até meio do ano que vem. 

Deixar para trás o ano que passou e se focar na próxima temporada. Este é o pensamento da maioria dos times que não alcançaram as expectativas ou os objetivos. Está aberto o mercado da bola, e, com ele, inicia-se a preparação dos times para 2012. Para saber se a ajuda do bom velhinho será suficiente para uma melhor campanha no próximo ano, só esperando a bola rolar oficialmente nos campos brasileiros. 

Enquanto isso, nos resta aproveitar este dia de véspera, e por que não, esperar até meia-noite por mais presentes. Desejo um ótimo Natal a todos, como toda a equipe do Gol de Letra E.C. E que, no ano que vem, estes novos reforços façam bonito nos gramados nacionais.

@Mariatebet

Nenhum comentário:

Postar um comentário