segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Rebelião dos Idiotas


Os Idiotas realmente se deram conta de sua superioridade numérica? Por todos os lugares, os mais idiotas desencadearam uma onda de rebeliões que, insidiosamente, tenta tirar os Tolos do poder. Um ultraje! “São malucos!”, pronunciaram os Doidos a respeito da subversão. “Não têm conhecimento algum para tomarem o poder”, revelaram os Ignorantes.“O Idiota não passa de um frustrado. Tenta colocar um pouco de emoção em sujeito pouco aventurado. Tem um amor infundado, exacerbado, que não dá para compreender! E todos o acham bonito e o veneram, nesse modo de viver”, na visão dos Poetas. “Todos concordamos com a revolta. Acreditamos que tudo faz sentido”, afirmaram os céticos. “Iniciaremos a coalizão necessária”, opinaram os separatistas. A rebelião dos Idiotas é sazonal e nunca logrou êxito. Entretanto, parece que o movimento ganhou força ultimamente. Principalmente no âmbito esportivo, onde o Partido dos Idiotas ganha adesão popular. Estamos na iminência do Idiotismo, um novo sistema de governo da imbecilização oficial do conhecimento. Será isso mesmo?

A proposta é muito clara. Seja um Idiota e se adapte à tendência. Foi assim, adaptando-se à novidade, que muitos, mesmo sem saber, foram se tornando Idiotas. Duvidam? Eu duvido que você, leitor, não conheça ninguém que, ao se deparar com o ser Supremo do Idiotismo, corra para frente do livro ou da TV para lê-lo ou ouvi-lo. “A idiotice é vital para a felicidade”, diz ele.“Deixe a seriedade para as horas em que ela é inevitável: mortes, separações, dores e afins. (...) No dia-a-dia, pelo amor de Deus, seja idiota”. Mas Arnaldo Jabor o Líder é um ser completo, não se limita a falar do esporte, mas da vida e de sua especialidade: a política (meio em que estão poucos Idiotas. Ou muitos?). Afinal é um homem extremamente inteligente e infinitamente sábio (e é Idiota). Comenta sobre tudo e todos. Heine, poeta romântico, já profetizava: “(...) o idiota faz observações sobre tudo”. E tinha razão. Por isso, vamos nos ater somente ao Idiotismo no esporte, ao crescimento do PI (Partido dos Idiotas) – tomara que as pessoas sérias não tomem o PI pela sonoridade, afinal, parecerá censura.

Para começar, nada como ter um garoto propaganda, não é mesmo? Aquele garoto que “faz o futebol ser engraçado”, que utiliza o esporte como um instrumento para venerar sua imagem e seus feitos. A vaidade preenche o jovem. Extremamente talentoso, é um excelente profissional dos Idiotas. Para quem me conhece, já sabe a quem estou em referindo. Um jovem de magnitude Global! Muitos o consideram Deus!

As ações dos Idiotas cresceram também no campo de futebol. Recentemente demitiram um técnico da Estrela Solitária, uma subdivisão do PI. Motivos? Não muitos. Todo o planejamento foi jogado no lixo quando a subdivisão teve alguns infortúnios. Diante de mil situações, perder dez é muito? Não sei. Decisão dos Idiotas. Talvez sejam supersticiosos. Mas há pessoas do setor técnico que merecem os altos cargos no PI. Esses sim! Verdadeiros... Aí que tá! Verdadeiros o quê? Vaidosos? Certo. São competentes Idiotas. Isso são!

Importante Idiota (Foto AFP)
Um grupo eminente no PI é o da subdivisão Palmeira. Os dirigentes dessa subdivisão não fizeram nada durante o ano todo. E esperavam que obtivessem êxito em conquistar o público. No início tudo parecia belo, figurões contratados, salários exorbitantes, patrocínio enchendo o caixa. Mas, na realidade, contrataram mal, atrasaram salários e hoje estão sem patrocínio. Trágico! A Palmeira faz companhia à subdivisão Cruzado. Esta se dizia esperta como uma raposa. Ô!

Em recente confraternização, o PI festejou com seus adeptos uma conquista do começo do ano, o Prêmio Libertação. A festa foi armada em Tóquio, no Japão, com um jogo simbólico entre Santos e Barcelona. Muitos Idiotas associaram UM Santos com AO Santos. Tentaram arranjar argumentos para encontrar semelhanças entre esse time e o de outrora! Ah, um verdadeiro imbecil se atreveria a comparar. Ou melhor, somente os do PI se atreveram. O discurso encontrou eco por todos os setores da sociedade. Chegaram a comparar um dos mais talentosos desse com o mais talentoso da história. Isso foi tolice.

No final das contas, o PI foi massacrado. A confraternização virou pesadelo. Mas como bons oportunistas, os Idiotas partiram para a defensiva e passaram a exaltar o futebol bonito, glorioso, alienígena catalão. Futebol esse que perde para Getafe. Certa vez um certo anjo, meio pornográfico, de fato, não-adepto dos Idiotas, disse: “O Brasil tem que ter o maior desprezo europeu. E quem, aqui, se deslumbrar pelo futebol europeu, que vá para lá. Se não tiver dinheiro para viagem, que vá a nado. E pronto”.

Os Idiotas estão crescendo. Talvez você seja um adepto. E para quem acha que Idiota é idiota diria: idiota é uma palavra que não tem, na etimologia, um sentido pejorativo, diferentemente do uso popular. A palavra remete ao grego idiotés, "indivíduo particular", aquele que nasce a partir de si mesmo. Ainda no contexto grego, idiotas eram aqueles que olhavam para si mesmos e não participavam da vida coletiva das pólis. Deixo claro que não sou contra nem a favor do Idiotismo, muito pelo contrário. Isso me faz um Idiota? 



Nenhum comentário:

Postar um comentário