quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

As vantagens do amor de verão


Falcão é um dos grandes craques que passaram pela Copinha
A organização pode não ser a ideal, mas, ano após ano, em janeiro, a Copa São Paulo de Futebol Júnior agrada aos inúmeros torcedores e tem papel fundamental para as categorias de base do futebol brasileiro.

É claro que, como percebemos pelo texto Ilusões de um amor de verão, nem todos concordam com isso. Muitos acreditam que a Copa SP é um torneio de baixo nível, que apenas ganha importância por acontecer em um momento no qual o futebol brasileiro está parado. Bom, ao menos nisso parece haver uma unanimidade, a Copinha com certeza ajuda a controlarmos nossa saudade da bola.

O fato de o futebol estar parado no país ajuda a competição a ser importante, mas não simplesmente por servir como "quebra-galho" para quem gosta de acompanhar futebol. Os demais campeonatos de categorias de base do Brasil acontecem ao longo do ano, tornando praticamente inviável a transmissão dos mesmos na televisão aberta. Aliás, nem mesmo nos canais fechados eles costumam encontrar muito espaço. Esse é o primeiro fator que faz com que a Copa SP seja um torneio muito importante para os jovens talentos.

Esse campeonato é a primeira chance que esses garotos têm de serem vistos pelo grande público, começando, assim, a construir um nome. É claro que os maiores craques que sempre são citados provavelmente seriam revelados com ou sem esse campeonato. É indiscutível também que sucesso na copinha não é garantia de sucesso no profissional. Apesar disso, o torneio serve, sim, para trazer a público esses novos atletas, fazendo, inclusive, com que alguns nomes não tão badalados passem a receber maior atenção, revelando muitos jogadores que, se não são craques, são importantes para o futebol (quem garante, por exemplo, que Leandro Domingues, Breno, Dudu, Bernardo, Negueba, entre outros, seriam revelados sem esse torneio?).

Outro ponto que torna a Copa SP muito atraente é o fato de trazer uma quantidade imensa de possíveis talentos. Torcedores como eu, que se interessam por torneios de base, são presenteados com uma grande quantidade de bons atletas, mesmo que nem todos se tornem profissionais. O prazer de ver em cada time (obviamente não todos, mas na grande maioria) pelo menos um ou dois atletas de bom potencial é imenso. Assistir a seu time de coração, torcer por ele, e ficar esperando que os atletas que lhe agradaram tenham bom desempenho no profissional é outra coisa que com certeza interessa muito. Isso até poderia acontecer em outras competições de base, mas a questão das datas novamente é importante.

A graça da Copa São Paulo se dá também em grande parte devido ao charme tradicional da competição. Ela é uma comemoração pelo aniversário da cidade de São Paulo, e já possui uma importância histórica muito grande. A imensa quantidade de times que disputam o torneio (apesar de ser um traço negativo por causa da desorganização) é outra coisa que sobe o nível da disputa, visto que, por mais que existam times muito fracos, participam da competição todas as equipes fortes.

O futebol negócio é mais uma coisa que dá valor à Copa SP. Se existe algum lugar no qual a presença de times de empresários não é tão condenável, este lugar é esse torneio, que tem como um ponto chave o aspecto caça-talentos. Times como o Desportivo Brasil, por exemplo, investem basicamente para revelar e vender seus atletas para times grandes, ajudando sim a fortalecer o futebol nacional.

A diminuição do limite de idade do torneio para dezoito anos é algo que costuma ser mal visto por, teoricamente, fazer com que os jogadores se tornem profissionais cada vez mais jovens. Apesar disso, a  mudança pode ser vista com bons olhos. Muitos cobram que torneios como o brasileiro sub-20 tenham mais visibilidade e a copinha não é um fator que atrapalha isso. Pelo contrário, ela deveria ser vista como uma etapa anterior na carreira dos atletas.

A Copa SP é um torneio de nível baixo no começo, mas muito alto nas etapas mais avançadas. O campeonato tem um charme natural, além de, como todo torneio de base, ser muito atraente para alguns torcedores. É um campeonato que vale muito no que diz respeito a revelar atletas (mesmo que não sejam os craques) e que traz aos torcedores uma oportunidade de acompanhar os jovens talentos torcendo por seu time de coração. Apesar de possuir problemas estruturais, a Copa SP não tem contra-indicações!


Nenhum comentário:

Postar um comentário