segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Dois pra lá, dois pra cá


Corinthians e Flamengo se enfrentaram neste domingo, às quatro da tarde. Porém, a partida não foi disputada em São Paulo e nem no Rio. Londrina, no norte do Paraná, foi o palco do jogo entre os dois clubes mais queridos do Brasil, e, apesar do dia e do horário tradicionais, o embate não passou de um amistoso.

Enquanto os cariocas já estavam em Londrina há algum tempo - o rubro-negro derrotou a equipe local na quinta-feira - e começaram os trabalhos mais cedo, o Corinthians fez seu primeiro teste de 2012 na tarde de ontem. As duas equipes começaram a partida com seus titulares e fizeram 11 substituições no intervalo, ou seja, o primeiro tempo foi o confronto dos titulares e o segundo representou o embate entre os reservas.

O jogo

Os titulares do Corinthians mostraram porquê o Timão é o atual campeão brasileiro. A equipe paulista dominou o meio-campo nos primeiros 45 minutos e, ao mesmo tempo, soube usar muito bem as laterais do campo para controlar a partida. A qualidade do passe alvinegro foi muito satisfatória - ainda mais para o primeiro jogo do ano. A velocidade e o condicionamento físico dos atletas também impressionaram. Além disso, o Corinthians conseguiu, graças à manutenção da base campeã brasileira do ano passado, manter também o padrão tático de jogo, o que deu uma "cara" ao time.

Pelo lado do Flamengo, a primeira etapa foi deprimente. Os cariocas erravam passes bobos, não tinham criatividade no meio e o ataque não parecia nada inspirado. Apesar de também ter mantido a base da última temporada, o rubro-negro parecia desentrosado, sem padrão tático e perdido em campo. Desse jeito, o primeiro tempo não poderia terminar de outra forma: 2x0 para o Corinthians, com gols de Alex (25') e Liédson (45').

Alex abriu o placar no Estádio do Café...
(Foto: esportes.terra.com.br)

Os reservas do Timão, porém, não demonstraram em campo o que se esperava deles. Parecia que os suplentes, que também já faziam parte do elenco alvinegro no ano passado, nunca haviam jogado juntos. Os papéis se inverteram. O Corinthians, no segundo tempo, era quem errava passes bobos, não conseguia ficar com a bola e tomava um baile tático.

Vanderlei Luxemburgo tinha uma vantagem sobre Tite para o confronto: o técnico do Flamengo estava no banco de reservas, enquanto o comandante corintiano, se recuperando de uma cirurgia, não pôde viajar para Londrina. Essa "regalia" foi crucial para que Luxemburgo soubesse o que dizer para os reservas do rubro-negro no intervalo. O segundo tempo apresentou um Flamengo mais agressivo e tranquilo com a bola no pé. Os passes errados praticamente desapareceram, e a objetividade dos suplentes ensinou aos titulares como se faz. Apoiados pelo entrosamento - vários reservas do Fla foram campeões da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2010 e/ou vieram das categorias de base da equipe carioca -, os substitutos do Flamengo conseguiram empatar a partida. Botinelli (22') e Negueba (35') deram números finais à partida: 2x2.

... e Negueba fez o último gol do jogo.
(Foto: esportes.terra.com.br)

Opinião do colunista

O Corinthians tem um elenco muito bom. Tem reservas à altura dos titulares em quase todas as posições, mas o segundo tempo da partida contra o Flamengo mostrou que não há quem substitua Alex. William e Jorge Henrique, atacantes que seriam titulares na maioria das equipes do Brasil, pouco fizeram na segunda etapa, justamente pela falta de um meia que conduzisse a bola até eles. Um meia e um volante são as carências mais urgentes da equipe paulista para a disputa dos torneios dessa temporada, principalmente da Libertadores da América.

O Flamengo tem um plantel relativamente forte, mas precisa de mais reforços que o Corinthians. A saída de Thiago Neves precisa ser reposta e, para lutar por títulos em 2012, o Fla também precisa que venham um zagueiro, um lateral-direito para fazer sombra para Leonardo Moura e, pelo menos, dois atacantes. A exibição dos reservas, apesar de promissora, pode não se repetir em jogos mais importantes, e a contratação de jogadores mais experientes é imprescindível para que o Fla não faça feio nesta temporada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário