domingo, 15 de janeiro de 2012

À la italiana

Pedro Carmona fez seu primeiro gol no Palmeiras
(Fonte: Lancenet.com)
Muda o ano, um ídolo deixa o clube e o Palmeiras parece ainda não ter deixado para trás os fantasmas da temporada passada. O time começou o ano com um amistoso contra uma boa equipe, mas fraca dentro do cenário europeu. Embora a Seleção Holandesa tenha consagrado um vice-campeonato mundial,  a competição do país não é das maiores do continente. No entanto, o Ajax já disputou diversas vezes as Liga e Copa da UEFA e se mostrou desafio interessante para uma equipe brasileira. Ao menos o estilo de jogo é diferente.

Depois de uma procissão a “São Marcos do Palestra Itália”, a torcida de quase 25 mil pagantes e Marcos assistiram a um jogo que muito bem poderia ser da temporada passada, não fosse a nacionalidade do time adversário.

Tal qual o país italiano, o time carrega uma separação de qualidade. O Norte rico do Palmeiras é o ataque. Valdivia, Marcos Assunção e Maikon Leite montam boas jogadas na parte ofensiva. Porém, os momentos de crise não têm trazido boas divisas. Tantas bolas na trave e tão poucas na rede têm deixado a torcida nervosa.

Já o mezzo giorno do Palestra é a defesa. Leandro Amaral, Henrique e até mesmo Cicinho estão com bastantes dificuldades e, não raro, sofrem ataques que exigem um santo no gol para evitar um milagre. Nesse ponto, Deola não deixou a desejar e fez defesas das quais até Deus duvidou. 

Somente a mudança de Valdivia por Pedro Carmona tirou a ira da torcida. Aos 48 minutos, quando muitos palmeirenses já tinham deixado o estádio, Luan cruzou pela esquerda e Carmona marcou de cabeça seu primeiro gol pelo time.


Do outro lado do campo, o Ajax aproveitou bem as falhas da zaga, mas não foi conclusivo. Lodeiro e De Jong não conseguiram passar pelo inspirado Deola.

Apesar de pouco significativo, o amistoso mostra claramente as mudanças necessárias para o Palmeiras. O time precisa de um matador no ataque, já que a equipe consegue boas oportunidades, mas completa pouco. Na zaga, falta também um jogador de referência que possa direcionar os outros, já que constantemente os defensores se mostram cada vez mais perdidos, até pela falta da experiência de Marcos. 

Contudo, a vitória sobre um time com ritmo de jogo – o Ajax volta para o Campeonato Holandês – garante um ânimo para a estreia do Palmeiras no Paulista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário