terça-feira, 3 de janeiro de 2012

É a vez dos garotos

 por Maria Tebet



Está aberta a temporada 2012 do futebol brasileiro. Hoje, muitos poderão ver um dos oito jogos que abrem a Copa São Paulo aliviados, por finalmente ter bola rolando neste novo ano. Mas para os 2.400 jovens jogadores participantes, o início da competição é uma chance única de brilhar e jogar profissionalmente futebol. Atuando em equipes juniores sub-18, essas promessas em potencial podem atrair a atenção de clubes profissionais do país e do exterior. 

E isso não é raridade. O campeonato, iniciado em 1969, tem tradição em revelar jogadores. Desde 1972, quando o Internacional revelou Roberto Falcão, nomes como Casagrande, Raí, Djalminha, Kaká e Robinho passaram pela Copinha, antes de fazer carreira no profissional. Alguns mais recentes, Lucas, Ganso, Neymar, e Bernardo, hoje no Vasco.

São 96 equipes de todo Brasil, formadas por jogadores muito jovens e de pouca ou nenhuma experiência, divididos em 24 grupos. Com esse formato de disputa um tanto "inchado", é difícil traçar favoritismo. O atual campeão Flamengo, que vem esse ano com a base do time vencedor de 2011, e o América-MG, que conquistou o Campeonato Brasileiro Sub-20 em dezembro passado, despontam como possíveis favoritos. Mesmo assim, com exceção de eventuais "zebras",  a tendência é que os times mais conhecidos passem para segunda fase, sendo que possuem melhores estruturas na base. 

(Fonte: oglobo.globo.com)

Para levar a 43ª edição da maior competição de futebol júnior do país, ser o melhor de sua chave ou um dos oito melhores segundos colocados do grupo é só o começo: o mata-mata da segunda fase traz perigo até aos times maiores. O grande número de equipes e a variedade de jogadores oferece a esse campeonato inúmeras surpresas - a exemplo do Corinthians, que no ano passado perdeu para o Juventude ainda nas oitavas, e do América de Rio Preto, que levou o título de forma invicta em 2006. 

Neste ano, serão 23 cidades sede (São José dos Campos será sede de dois grupos). A decisão acontece no dia 25 de janeiro, data do aniversário da cidade de São Paulo. Hoje, entram em campo times como Cruzeiro, Palmeiras, Internacional e Flamengo.

O sonho de se tornar bem sucedido na carreira de jogador de futebol nunca esteve tão perto de virar realidade na vida de muitos desses garotos. O jeito é mostrar trabalho e ganhar destaque. E é por isso que assistir à Copa São Paulo de Futebol Júnior pode ser sim, uma boa saída, não só para os que querem matar a saudade do futebol nacional, mas também para os interessados nas promessas dessa nova e moderna geração de craques. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário