sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Estaduais - O Mineiro

No próximo domingo (29), os mineiros terão outras preocupações além do queijo curtindo na geladeira e do cigarrinho de "paia" pegando fogo no canto da boca. Os estádios de Minas começarão a agitar por conta do campeonato estadual, cuja edição de 2012 promete ser uma das mais competitivas dos últimos anos. Isso por conta de mudanças no regulamento e dos times que disputam o campeonato.

Regulamento

Diferente de outros campeonatos, em que os times são divididos em série, o Mineiro é separado em Módulos. O Módulo I, grupo de elite, é disputado em três fases com 12 times. 
A preliminar acontece com todos os times apenas em turnos de ida, no sistema de pontos corridos. Assim, cada time tem 11 jogos para tentar manter o topo da tabela, disputando 33 pontos. Diferente da mamata que foi o Mineiro do ano passado, apenas os quatro melhores colocados passam para a próxima fase. Em 2011, eram oito que se classificavam. Os dois piores caem para o Módulo II.

Nas fases seguintes – semifinais e final –, os times se enfrentam em esquema de mata-mata, agora com turnos de ida e volta.

Expectativas

O fraco desempenho dos times grandes de Minas no Campeonato Brasileiro do ano passado acaba por dar uma esperança de um Estadual mais disputado esse ano. Cruzeiro e Atlético-MG ficaram na beirada do precipício que leva à segunda divisão – os times ficaram em 16º e 17º lugares respectivamente. Já o América-MG, com uma campanha deplorável, terminou o campeonato na vice-lanterna, voltando para a segundona.

O time celeste se encontra em crise desde o fim do Brasileiro do ano passado. Há certo desconforto na Toca da Raposa II pelo atraso de pagamento. Ainda, o time não conseguiu resolver a situação do empréstimo do atacante Sebá ao Porto, de Portugal. O jogador será emprestado ao Nacional-MG durante a competição e chega ao time de Nova Serrana como reforço para o Módulo II.
Fabio Lopes é nova aposta da Raposa no ataque 
(foto: Leonardo Simonini/Globo Esporte)
Para tirar os tempos ruins, a Raposa fez 10 contratações. Destaque para Fabio Lopes, novo reforço do ataque. Ex-jogador do Icasa, Fabio Lopes estava emprestado para Cerezo Osaka e volta para o Brasil habituado a velocidade típica do futebol japonês. Contudo, pela falta de documentos, o atacante não deve jogar na estreia do Mineirão. 

Por outro lado, o Boa Esporte Clube, antigo time de Ituiutaba transferido para Varginha, tem conseguido bons resultados. Em 2010, cravou um vice-campenato na série C do Brasileiro e, no ano passado, quase subiu para o grupo de elite da disputa. Ainda foi campeão do Modulo II do Mineiro e é uma das promessas para quebrar a hegemonia de Cruzeiro e Atlético-MG.

Jogos

A disputa começa às 16h com Caldense e Tupi, mas o melhor jogo da rodada deve ser entre Atlético-MG e Boa Esporte Clube. 

Fonte: FMF

Nenhum comentário:

Postar um comentário