segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A volta do copeiro

"O Liverpool é um time copeiro" foi a frase mais ouvida na Inglaterra entre 2004 e 2009. A sentença continha seu teor negativo, que vinha com um tom levemente irônico: o time da cidade dos Beatles não ganha o campeonato inglês (que é disputado no sistema de pontos corridos) desde a temporada 1989/90, quando a competição ainda era conhecida como "Football League" - a Premier League disputada atualmente só surgiu em 92/93. Porém, o ótimo desempenho nas Ligas dos Campeões em meados da década passada foi o que realmente fez valer a alcunha de "copeiro" ao Liverpool.

Gerrard e o troféu da UCL 2004/2005
(Foto: gdsa.blogspot.com)

A temporada 2004/2005 deu início à formação do status dos Reds. A equipe então dirigida por Rafa Benítez foi campeã da Uefa Champions League depois de uma final eletrizante contra o Milan. Na Premier League, contudo, o Liverpool terminou na quinta colocação, bem longe do título.

Nas UCLs seguintes, apesar de não conquistar o título, o Liverpool continuou com boas apresentações. A eliminação nas oitavas de final em 2005/2006 não representou uma queda brusca no rendimento da equipe, que chegou à final em 2006/2007, às semifinais em 2007/2008 e às quartas de final em 2008/2009. O que também não mudou foi a distância dos Reds para o título inglês: nem mesmo a segunda colocação em 2008/2009 serviu para afastar a zica da equipe no campeonato nacional.

Depois de cinco temporadas muito boas (mesmo sem conquistar a Premier League, o Liverpool esteve sempre entre os cinco primeiros colocados), 2009/2010 chegou e devastou a boa fase dos Reds. A crise interna que culminou com a venda da equipe para o grupo NESV (New England Sports Ventures, dono da equipe de beisebol Boston Red Sox) fez com que o Liverpool caísse muito de produção. Na Liga dos Campeões, por exemplo, o time dirigido pelo mesmo Rafa Benítez caiu logo na primeira fase. No campeonato inglês, a sétima posição só foi suficiente para conquistar uma vaga na Liga Europa, a "Copa Sul-Americana" dos europeus.

O gol de Alan (Braga) eliminou o Liverpool da Liga Europa 2010/2011
(Foto: mirrorfootball.co.uk)

Acostumada com um time forte e competitivo, a torcida do Liverpool não poderia imaginar que o buraco era ainda mais fundo. A participação dos Reds na Liga Europa 2010/2011 parou nas oitavas de final com a eliminação frente ao Braga, de Portugal. A sexta posição no campeonato inglês, apesar da melhora em relação à temporada anterior, já não garantia mais vaga em nenhuma competição continental. O Liverpool teria de se contentar, portanto, com as competições nacionais da temporada 2011/2012.

Falando nela, a empreitada 2011/2012 está rolando e a fama de "copeiro" parece estar voltando ao Anfield Road. Sim, eu sei que eu acabei de dizer que o Liverpool não está participando de nenhuma copa europeia. O que traz à tona as lembranças de um time forte em jogos eliminatórios são as copas nacionais: a FA Cup, conhecida como Copa da Inglaterra, e a Carling Cup, chamada de Copa da Liga Inglesa.

O Liverpool ostenta sete títulos de cada uma dessas competições. A última conquista da FA Cup aconteceu em 2005/2006, quando o time ainda fazia os olhinhos dos torcedores brilharem, e o último título da Copa da Liga se deu ainda há mais tempo, em 2002/2003. Mesmo não ganhando nada desde 2006, as "copas caseiras" são a chance que o Liverpool tem de voltar a levantar uma taça. E o time que nunca caminhará sozinho tem levado essa chance a sério.

A frase "You'll Never Walk Alone" (Você Nunca Caminhará Sozinho)
está estampada até mesmo no distintivo do clube
(Foto: Divulgação)

Na última quarta, dia 25, o Liverpool entrou em campo para encarar o multimilionário Manchester City pela partida de volta das semifinais da Carling Cup. O 2x2 em Anfield garantiu a vaga do time de Gerrard para a final da competição, já que o jogo de ida terminou 1x0 para os Reds. Aliás, uma curiosidade: a fase semifinal da Copa da Liga Inglesa é a única onde há jogos de ida e volta. Todas as outras fases são disputadas em jogo único. Continuando: a final será disputada no dia 26/02, às 13h, no novo Wembley. Aliás, outra curiosidade: o Liverpool nunca sequer pisou no novo Wembley, que foi inaugurado em março de 2007. Bom, voltando à final da Carling: o adversário dos Reds será o Cardiff City, time que disputa a segunda divisão da Inglaterra. Aliás, mais uma curiosidade: apesar de disputar as competições inglesas, o Cardiff é um time do País de Gales. Bom, agora me deixem voltar ao texto; estou divagando demais.

No último sábado, outro time de Manchester esperava pelo Liverpool para uma eliminatória de "copa caseira". O confronto contra o United foi válido pela quarta rodada (ou 16 avos de final) da FA Cup, torneio que define os classificados para a próxima fase em partida única. Mais uma vez, o gigante copeiro acordou e venceu: 2x1, gols de Agger e Kuyt. O confronto das oitavas será no dia 18 de fevereiro contra o Brighton & Hove, equipe da terceira divisão, em Anfield.

Kuyt comemora o gol da classificação para as oitavas da FA Cup, marcado
aos 43 do segundo tempo (Foto: mundodofutebol.net)

Depois de cinco temporadas sem título e duas sem esperanças, o Liverpool pode sonhar de novo. Mesmo que seja um sonho pequeno, os Reds podem começar a recuperar os dias de glória e títulos e, enfim, trocar a frase feita que rege a equipe: de "o buraco é mais fundo" para "uma grande caminhada começa com o primeiro passo".


Nenhum comentário:

Postar um comentário