quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O gigante de 169 centímetros


Um baixinho, com 1,69m de altura, chamado de Pulga por milhões de pessoas no mundo todo. Não, não é o maior caso de bullying da história, é pura admiração e veneração por um homem que parece desafiar as leis da física comportando uma habilidade, que não caberia em um gigante, em menos de 170 centímetros.

Um jovem que, com onze anos de idade, enxergava o mundo à altura de 1,10m. A 11 decímetros do chão e com a bola quase à altura dos joelhos, fintava e deixava de boca aberta adversários e espectadores, ainda nas categorias de base do Newell’s Old Boys.

Quando era pouco maior que a bandeirinha de escanteio, detectou-se um problema hormonal no jovem argentino que retardava o crescimento dos seus ossos. A solução? Um tratamento caríssimo, com o qual o Newell’s Old Boys não podia arcar, e muito menos os pais de Lionel. Mudaram-se então para a Espanha, acolhidos por uma tia de Messi, onde o pequeno não demorou a chamar a atenção dos olheiros do gigante Barcelona.

Em 2000, foi aprovado nos testes do Barça. O que ele e seus pais pediram ao clube? O tratamento. Após 42 meses tomando injeções de hormônios todas as noites, muito esforço e dedicação, Lionel cresceu.

Doze anos e cinquenta e nove centímetros depois, Messi conquistou três Ligas dos Campeões, dois Mundiais de Clubes, cinco campeonatos espanhóis e muitos outros títulos. Disputou duas Copas do Mundo. Hoje, Messi olha para cima e não encontra ninguém maior: foi, por três vezes consecutivas, eleito o melhor jogador de futebol do planeta.

Lionel Messi ainda não brilhou pela Seleção Argentina. Mas tem apenas 24 anos. A pulga que encantou o planeta ainda é jovem e promete muito. É uma lição de futebol e uma lição de vida. Um sonho que pareceria grande demais para qualquer um realizou-se para um jovem com pouco mais de um metro de altura. Jogadas que pareceriam impossíveis a olhos mais altos tornam-se realidade a 169 centímetros do chão.

No tamanho, Messi ultrapassou os limites impostos por uma disfunção hormonal. No futebol, convenceu a todos de que parece não enxergar nenhum limite. Acreditem, La Pulga segue em busca do tetra. Alguém duvida?

@felipealtarugio

Nenhum comentário:

Postar um comentário