quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Queda de Capello


Cinco temporadas sem ganhar absolutamente nada e o italiano Fabio Capello não é mais o técnico da seleção inglesa de futebol. O renomado treinador, que chegou à Inglaterra em 2007 para substituir Steve McLaren, pediu demissão do cargo nesta quarta-feira.

O pivô do desentendimento não poderia ser outro: John Terry, capitão do Chelsea e, até esses dias, do English Team. O zagueiro, aliás, tem um histórico considerável de confusões. Em 2009, o jornal News of the World denunciou uma possível falcatrua do jogador dentro do próprio Chelsea: Terry estaria cobrando 10 mil libras para ser "guia de visitas" ao centro de treinamento do clube. Detalhe: as visitas aconteciam sem o consentimento da diretoria e do então técnico Carlo Ancelotti. Apesar da acusação, o Chelsea defendeu o jogador e não levou o caso adiante.

Já no início de 2010, Terry teve seu "relacionamento extra-conjugal" descoberto pela sua esposa. O detalhe: a mulher com quem o xerifão inglês mantinha contatos pra lá de amigáveis era casada com Wayne Bridge, que jogou com Terry no Chelsea e na própria seleção inglesa. Veja, no vídeo abaixo, o que aconteceu na cerimônia de abertura da partida entre o Chelsea, de Terry, e o Manchester City, de Bridge, logo após a furação de olho:



Desta vez, a bagunça que envolvia Terry incluía também um Ferdinand. Não o veterano Rio, do Manchester United e da seleção; o Ferdinand da vez foi Anton, zagueiro do Queens Park Rangers e irmão de Rio. Anton Ferdinand acusou John Terry de ofensas racistas na partida entre QPR e Chelsea, realizada em 23 de outubro do ano passado. Desde aquele dia, a poeira não baixou. A Football Association, espécie de CBF da Inglaterra - guardadas as proporções, é claro - exigiu que a faixa de capitão fosse retirada de John Terry. Fabio Capello, por sua vez, defendeu o zagueiro, afirmando que o insulto racista a Anton Ferdinand não foi confirmado e que o processo ainda estava em andamento. Hoje, a indisposição entre Capello e FA ficou insustentável, resultando no pedido de demissão do técnico.

O que será que Terry falou? O que será que Anton Ferdinand ouviu?
(Foto: Divulgação)
Quem saiu perdendo nessa briga toda? Apesar de ser tão polêmico, Terry continua no Chelsea e provavelmente também continuará sendo convocado pela seleção inglesa. A esquadra britânica, por sua vez, mantém com as mesmas peças (os jogadores ingleses continuam sendo ingleses, com ou sem Capello) e, na pior das hipóteses, permanecerá atuando em baixo nível - em cinco anos de seleção, Capello não ganhou título algum e acumulou diversas decepções, como a não-classificação para a Euro-2008 e a campanha pífia na Copa de 2010. A derrota maior parece mesmo ter sido do técnico, que deixa de treinar uma das seleções potencialmente mais fortes do planeta e abandona o cargo com uma péssima impressão.

Para o futuro, basta a Terry continuar sendo um zagueiro eficiente dentro de campo, já que suas atitudes fora dele não parecem culminar em consequências muito sérias - a própria esposa traída perdoou o jogador. À seleção da Inglaterra, cabe procurar um treinador experiente e um pouco mais mente aberta que Fabio Capello. E, finalmente, ao italiano resta esperar uma oportunidade de arruinar treinar uma nova equipe.

@leo_zacarin

Nenhum comentário:

Postar um comentário