domingo, 4 de março de 2012

O erro está completo


O magnata russo Roman Abramovich deu, hoje, continuidade a um de seus mais recentes passatempos: gastar fortunas para cometer erros. A passagem do treinador italiano Carlo Ancelotti, que não teve estabilidade em momento algum. A contratação do caríssimo Fernando Torres, que não correspondeu nem de longe às expectativas. A dispensa de jogadores como Ballack e Deco. Esses são alguns dos mais marcantes equívocos do dono do Chelsea. Mas a aposta relâmpago chamada André Villas-Boas parece ter sido o pior deles.

O treinador português chegou a Londres após o pagamento de uma multa de 15 milhões de euros. Além disso, o salário do comandante correspondia à bagatela de mais 5 milhões anuais. No entanto, o contrato, fechado em 21 de junho de 2011, não durou muito. No dia 3 de março de 2012, o mal momento do clube e algumas divergências entre os atletas e o próprio Villas-Boas renderam sua demissão.

No campeonato inglês, o Chelsea está a três pontos da quarta colocação, que garante vaga na Champions League de 2013. Enquanto isso, na competição continental desse ano, os Azuis também não estão muito bem. A fase atual é a de oitavas-de-final e, para se classificar, o time de Londres precisa vencer o Napoli pelo placar de 2x0, ou, caso sofra gols, por uma diferença de três tentos.

Podemos, de fato, atribuir parte da responsabilidade por essa campanha negativa ao treinador português. Villas-Boas não se relaciona bem com parte do plantel, não conseguiu dar um padrão de jogo para o time e varia demais sua escalação base, o que deixa a equipe sem uma postura tática definida devido à variação de características individuais. No entanto, outra boa porcentagem deste problema pode ser atribuída às falhas do elenco.

O plantel do Chelsea está repleto de jogadores de características semelhantes, é carente em algumas funções, e conta também com atletas que não têm condições técnicas de atuar pela equipe. Exemplificando: Drogba, Fernando Torres e Lukaku são centroavantes de área, típicos goleadores, que dificilmente se acertarão jogando juntos. Enquanto isso, a função de segundo atacante é disputada por nomes como Kalou, Sturridge e Malouda, que, tecnicamente, deixam a desejar.

Os problemas de elenco não param por aí. Com a saída de Alex e a suspensão de Terry, a defesa acaba tendo que se contentar com Cahill, um zagueiro muito inferior aos dois que estavam jogando anteriormente  e também ao seu companheiro David Luiz. No meio campo, Essien é um excelente marcador, e Obi Mikel pode ser um bom substituto. Para as posições mais centrais, Ramires, Lampard e Raul Meireles disputam uma ou no máximo duas posições. Estes dois setores estão bem servidos, mas, para a criação, toda a responsabilidade recai sobre o espanhol Juan Mata.

Muito dinheiro foi gasto em treinadores, mais dinheiro ainda foi gasto em jogadores desnecessários, chamados de "birras" de Abramovich (o caso de Torres e Raúl Meireles, por exemplo). Talvez esteja na hora de o Chelsea deixar suas questões futebolísticas na mão de alguém que tenha de fato conhecimento de futebol, e não na de um narcisista magnata que nada quer além de satisfazer seu ego.


@João_Jacetti

Um comentário:

  1. Concordo em várias coisas, mas não acho que o caso do Torres foi culpa dele.. Quem iria adivinhar que o cara ia parar de jogar bola de uma hora pra outra!? Foi um baita de um azar, isso sim.. Tenho dó do Mata, o cara joga bem, mas sobrar tudo pra ele, aí complica hahaha Bom post!

    ResponderExcluir