terça-feira, 6 de março de 2012

Torcida agora também tem que financiar


É óbvio que o elenco palmeirense carece de peças de reposição. Por mais que a equipe titular possa brigar pelo título das competições que disputará, lesões e suspensões podem tirar peças chaves do time em momentos cruciais.

Com a linha de três volantes e um “trequartista”, esquema parecido com o do Milan de Massimiliano Allegri, Marcos Assunção tem menos obrigatoriedade de marcar e se desgasta menos. Valdivia e Daniel Carvalho devem brigar pela posição mais ofensiva do meio-campo, uma vez que Felipão não deve desfazer esse esquema tático do time.

"O Felipão quer dinheiro para comprar mais um volante. Pelo amor de Deus!"
 Essa é uma das várias críticas a Felipão nas redes sociais (Foto: Ale Cabral)

Uma das peças que falta para completar esse quebra-cabeça é Wesley, meio-campista que já treina no Palestra Itália há algumas semanas. O ex-santista deve entrar na vaga de João Vitor e jogar como segundo ou terceiro homem de meio-de-campo. No entanto, para que o volante estréie com a camisa alviverde, o Palmeiras precisa pagar ao Werder Bremen, da Alemanha, a “primeira parcela” de 4,6 milhões de reais, que faz parte do valor total de mais de 21 milhões de reais.

Para adquirir esse montante, o marketing palmeirense entrou em ação e criou uma proposta para que os torcedores doem o dinheiro que será utilizado para a compra de Wesley. O plano foi posto em prática há menos de uma semana, mas a quantia arrecadado não alcança 2% do valor total. Até agora o clube conseguiu pouco mais de 375 mil reais.

A falta de apoio financeiro da torcida do Palmeiras foi um dos tópicos abordados por Felipão em entrevista que o próprio deu. O treinador disse: “Fiz um apelo aos nossos torcedores. Se nós quisermos ter uma equipe de qualidade, temos de acrescentar, como fizemos com Barcos, Daniel Carvalho”.

Estipula-se que o técnico alviverde ganha, por mês, cerca de 700 mil reais. Portanto, o montante arrecadado é próximo à metade do salário de Felipão, que ainda tem a cara de pau de pedir aos torcedores ajudarem o time. O argumento de que “Vocês que reclamam do time tem agora a oportunidade de melhorá-lo” não é válida: a função da torcida não é financiar o time, mas TORCER.

Caro Felipão: você está distorcendo as coisas. Torcida não foi feita para dar dinheiro para o clube contratar, mas para ir ao estádio e apoiar o time. É compreensível a ação do marketing, mas o pedido de Felipão é um pouco demais. Se o salário de Scolari fosse diminuído pela metade, em pouco mais 13 meses o clube teria a quantia necessária para pagar a primeira parcela da transferência.

É muita audácia por parte do treinador pedir doações dos torcedores e não propor uma leve redução de salário. Ou até mesmo loucura por parte do Palmeiras: será que vale tanto a pena pagar tal quantia ao treinador e ser incapacitado de melhorar o time? Dorival Júnior, Tite e Ricardo Gomes, treinadores de Internacional, Corinthians e Vasco, respectivamente, conquistaram a vaga na Libertadores 2012. Todos ganham menos que Felipão.

Já são quase dois anos à frente do Palmeiras e o técnico não conquistou nenhum título, não disputou nenhuma partida pela Libertadores, não chegou sequer a uma final. Com isso chegamos à conclusão que já foi alcançada diversas vezes, ditas diversas vezes, mas que continua sendo pertinente: o custo-benefício de Felipão é péssimo, não só por culpa do treinador, mas pela má distribuição de verba do clube, que resulta em um elenco que não é forte o suficiente para disputar o título de uma competição nacional, ou ao menos uma classificação à Libertadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário