sábado, 26 de maio de 2012

Autoajuda brasileira


                                                                                                                                  por Gabriel Oliveira

"Oscar para Hulk", como diz Juca Kfouri? (Foto: Agência EFE)

Sinto-me plenamente vazio: seja de convicções, de conteúdo, de análises. Nas páginas cinzas do capítulo, encontrei a ilusão do “agora”. Singelas páginas me fazem rogar as mesmas qualidades que outrora tivera para ler, enquanto a aflição saudosista me faz impaciente frente a tais escritos. A minha súplica é evidente, mas o meu apelo é epistemicamente vigiado. Sou tolhido. Seria possível solicitar que todos ponham a mesma camisa de força que a minha para que eu não pareça o único Napoleão sem tropa? Acredito ter concluído que minha opinião não passa de um obsoleto e fraco escrito sobre as memórias indeléveis dos vícios cruéis humanos.

Não é simples para mim, mas forjarei, da forma mais bonita, a narração de um fato consumado, mas pouco observado. Pois é, jovens, estou de volta!

Foto: Cedoc/Funarte
“A pátria de calções e chuteiras” entrou em campo com o seu nobre e sempre apoiado time, Nelson? Pois chamem o padeiro: Só falta o pão. O circo foi montado durante, aproximadamente, duas horas. Não, Nelson. Não sou das “esquerdas”. Não acho que o futebol é o “ópio do povo”. Aliás, o povo é mais esperto do que pensamos, Nelson! Nesse aspecto, concordo com o Lima. Lembra dele? Povo? Não! O Brasil tem público. Um toureiro é execrado, defenestrado, agredido, em uma semana, por sua exibição pífia. Na outra, o público resolve jogar rosas ao toureiro, cruel com os animais que ali estão. Mas Nelson, não me leve a mal. Estou te usando no momento. Sei que não posso analisar seus relatos como absolutos para o presente, afinal, fazia parte de uma época na qual se possibilitava escrever tudo aquilo. Entenda meu lado de pseudo-escritor e deixe-me apropriar de belíssimas palavras, tudo bem? (Breve adendo: Nesse momento, verificamos que, em sessão espírita iniciada por volta das cinco da tarde, o pequeno copo, descartável, incolor, com sobressaliências que o circundam, orienta-se em direção à opção “SIM”, impressa em papel amarelo e de letras garrafais verdes – caso Nelson tenha algum problema de vista- colada a mesa)

Foto: Marcelo Régua/Agência O Dia/AE
Contemplei a passagem poética da epopeia da Seleção Brasileira que, segundo autor, com seu futebol magnânimo, esmagou, “vitoriosamente”, os pobres vermelhinhos. Devo traduzir tais conceitos. Na realidade, o combinado de jogadores que, juntos, vestem-se de amarelo e carregam o brasão da empresa Teixeira e Marin LTDA (CBF) esmagaram os pobres vermelhinhos. Aliás, ai reside minha segunda ilusão: os “vermelhinhos” são uma potência mundial, representam uma nação magnânima no aspecto social, mas no futebol... Portanto, não há esmagamento. Só há domínio do forte sobre o mais fraco. E não o fraquíssimo sobre o insignificante. O narrador traiu-me veementemente. Senti-me um órfão de narrativa, um filme sem roteirista, um livro sem autor.

Para você, leitor, que acompanhou atentamente os escritos, devo revelar que deixei a minha primeira ilusão de maneira subliminar. Aliás, devo constatar decepção. No início do fragmento textual acima, revelei que lera e contemplara uma passagem poética. Por que considerar poesia? Ora, jovens, vocês podem não ter começado a ler o livro do começo. Mas eu sim. Os capítulos centrais eram poeticamente sustentáveis e, acima de tudo, não tinham a soberba de se articular como epopéia. Futebol Brasileiro, personagem principal dos escritos, para quem não sabe, já foi poesia. Transformou-se em prosa. Hoje é um anagrama.

Minha terceira ilusão se faz presente unicamente porque fui enganado. O mundo falso criado pelo público-leitor me faz chegar à conclusão ilusória de que não devo acreditar naquilo que suponho ser correto.  Pois acredito que tenha sido enganado! Comprei uma epopeia, em 1930 e estou lendo uma autoajuda, em 2012. Por sinal, que vendeu muito bem, hoje. Augusto Cury, Futebol Brasileiro e Público: ensinem-me a chave para o sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário