terça-feira, 22 de maio de 2012

Futebol europeu: Os Copeões


A temporada 2011/2012 das principais competições europeias chegou ao fim. Os campeonatos nacionais já definiram o campeão, os classificados para os torneios continentais e os rebaixados. Porém, pouco se fala sobre as copas nacionais. Assim como temos, além do Brasileirão, a Copa do Brasil, cada país tem a sua copa. Você sabe quais foram os campeões das copas nacionais europeias nesta temporada? Então descubra agora!

F.A. Cup (Copa da Inglaterra)

O torneio entre clubes mais antigo do mundo foi vencido pelo Chelsea, que também ergueu a taça da Liga dos Campeões da Europa. Nesta temporada, a F.A. Cup contou com a participação de 763 equipes, de todas as divisões do país e até de clubes amadores. Vale lembrar que todas as fases da competição são disputadas em partida única, mas, em caso de empate, outro jogo é marcado com mando da equipe visitante, o chamado replay.

Para chegar ao título, os Blues derrubaram Portsmouth (4x0), Queens Park Rangers (1x0), Birmingham (1x1 / 2x0), Leicester (5x2), Tottenham (5x1) e Liverpool (2x1). O título conquistado contra os Reds foi o sétimo da história do Chelsea na competição. Veja os melhores momentos da partida no vídeo abaixo:



Coppa Italia (Copa da Itália)

Cavani foi o autor do primeiro gol do Napoli
(Foto: uefa.com)
A Coppa Italia, que conta com 78 equipes (20 da primeira divisão, 22 da segunda, 27 da terceira e 9 da quarta), tem suas fases disputadas em partida única, mas as semifinais têm dois confrontos.

O campeão desta temporada foi o Napoli. Depois de 20 anos sem ganhar nada, a equipe conquistou a Copa da Itália com uma vitória por 2x0 sobre a Juventus. O time de Cavani já tinha eliminado Cesena (1x0), Inter de Milão (2x0) e Siena (1x2 / 2x0). Foi o quarto título napolitano na história da competição.

KNVB Beker (Copa da Holanda)
O sueco Toivonen abriu o placar da final contra o Heracles
(Foto: Divulgação)

O PSV levou a taça da Copa da Holanda dessa temporada. Depois de passar por Sint Bavo (8x0), Lisse (3x0), Twente (2x1), NEC (3x2) e Heerenveen (3x1), o time de Eindhoven encarou o Heracles na final e venceu por 3x0.

A KNVB Beker conta com 88 equipes e todas as fases são disputadas em jogo único. O título do PSV foi o nono de sua história.




Taça de Portugal
Marinho foi o autor do gol do título da Acadêmica
(Foto: abola.pt)
A maior zebra desta temporada nas copas nacionais aconteceu no futebol português. A Acadêmica  conquistou a taça depois de  73 anos ao bater o poderoso Sporting por 1x0. Antes disso, os campeões eliminaram Oriental (1x0), Porto (3x0), Leixões (5x2), Desportivo Aves (3x2) e Oliveirense (1x0 / 2x2). Foi o segundo título da equipe de Coimbra na história da competição.

A Taça de Portugal é um misto das copas da Holanda e da Itália: é disputada por 88 equipes, assim como a  KNVB Beker, e todas as fases decidem os confrontos em apenas uma partida, com exceção da semifinal, a exemplo da Coppa Italia.


Coupe de France (Copa da França)
Lisandro López (centro) marcou e deu o título ao Lyon
(Foto: Divulgação)
A maior zebra europeia só foi a Acadêmica, em Portugal, porque o Lyon conseguiu evitar um desastre maior. O adversário da final da Copa da França foi o modesto Quevilly, da terceira divisão, que já havia aprontado pra cima do Olympique de Marselha. O Lyon, porém, não deu chance pro azar e venceu por 1x0, conquistando seu quinto título na história da competição. O time de Lisandro López já tinha eliminado o xará Lyon-Duchère (3x1), o Luçon (2x0), o Bordeaux (3x1), o PSG (3x1) e o Ajaccio (4x0).

A Coupe de France desta temporada foi disputada por um número incrível de equipes: 7.422, profissionais e amadoras, de todo o pais. Todas as fases são disputadas em partida única.


DFB Pokal (Copa da Alemanha)

Nada de zebra na Alemanha. A final foi disputada entre o campeão e o vice da Bundesliga, Borussia Dortmund e Bayern de Munique, e teve o mesmo final: título para o Borussia. No caminho para a final, a equipe de Dortmund eliminou Sandhausen (3x0), Dynamo Dresden (2x0), Fortuna Düsseldorf (0x0, 5x4 nos pênaltis), Holstein Kiel (4x0) e Greuther Fürth (1x0). Na decisão, o Borussia enfiou 5x2 no Bayern de Munique (assista ao vídeo abaixo) e conquistou seu terceiro título da competição.

A Copa da Alemanha, com suas fases disputadas apenas com partida de ida, conta com 64 times.



Nota: A final da Copa do Rei da Espanha, entre Barcelona e Athletic Bilbao, será disputada na próxima sexta, dia 25.

@leo_zacarin

Nenhum comentário:

Postar um comentário