terça-feira, 12 de junho de 2012

Copaeuro


Sua semelhança com a Copa do Mundo é notável, já por definição: campeonato que acontece a cada quatro anos, tem país(es) sede, inicia-se com uma fase de grupos. O Campeonato Europeu de Futebol, ou Eurocopa, como passou a ser chamado desde 1968, é a principal competição entre seleções dos países da União das Associações Europeias de Futebol, a UEFA.  

Assistir aos jogos da Eurocopa é quase uma revivência da maior competição de futebol do mundo. Não pela estrutura da competição e dos jogos ou pela presença de grandes seleções - mesmo sendo estes fatores plausíveis de similaridade - mas pelo comportamento tático dos times, mais visível na primeira fase. 

É bastante óbvio. Duas linhas de quatro frente a frente e pouco se joga. O porque é simples: ninguém quer perder no começo da competição. Um jogo seguro, na defensiva e cadenciado é a opção escolhida pela maioria dos times. Os gols também passam a sair mais no segundo tempo, quando o período de adaptação e 'conhecimento' do adversário já ficou para trás. Mas, claro, tudo isso são apenas tendências, não há como fazer generalizações.


EURO 2012 

Para esse ano a Eurocopa veio toda florida. O logo é uma bola entre duas tulipas, cada uma com as cores das bandeiras da Ucrânia e da Polônia, os países sede. A figura traz um efeito que simboliza a emoção e a paixão do jogador e do adepto de futebol. Elaborada pelo designer português Hélder Pombinho (que também idealizou a imagem da Eurocopa passada, na Alemanha) a criação do logo foi inspirada em uma prática comum cultural que consiste em fazer adornos folclóricos por recortes de papel, a wycinanki, uma expressão artística de raiz popular e rural. 

Grupos

O primeiro dos quatro grupos conta com Rússia, Grécia, Polônia e República Tcheca. O grupo B é composto por Alemanha, Dinamarca, Holanda e Portugal. 

A primeira rodada de ambos os grupos foi composta por episódios de racismo nas partidas entre Espanha x Itália e Rússia x República Tcheca, já sob investigação da UEFA. A entidade também abriu um procedimento disciplinar contra a Federação Russa pela "conduta imprópria" de torcedores. Além disso, jogadores holandeses foram alvos de atitudes racistas durante o treino.


(Fonte: terra.com.br)
O confronto entre Polônia e Rússia, que aconteceu hoje pela segunda rodada e terminou em 1 a 1, era o mais aguardado do grupo por envolver muita tensão política. A rivalidade têm histórico: a Rússia, como antiga república socialista, ocupou por mais de um século os poloneses. Neste dia 12, os russos comemoram  o Dia Nacional da Rússia, marcado por sua independência do domínio soviético. Uma passeata foi organizada para a comemoração russa e já antes do início do jogo um conflito entre torcedores das duas seleções teve de ser contidos pela polícia.


(Fonte: gazetaesportiva.net)

O grupo C tem Croácia, Espanha, Itália e Irlanda, e grupo D reúne Ucrânia, França, Inglaterra e Suécia. Os duelos dos grandes Espanha x Itália e França x Inglaterra acabaram empatados em 1 a 1. O gol do francês Samir Nasri foi o único de fora da área na primeira rodada. A anfitriã Ucrânia estreou bem com Shevchenko, artilheiro do time e ídolo, fazendo dois contra a Suécia.  


O "clichê", como muitos dizem, a respeito das comparações com a Copa do Mundo não tem ainda respostas concretas. A Eurocopa é, de fato, uma Copa sem Brasil, Argentina e Uruguai? Como a Copa de 2010, até o seu próprio "Polvo Paul" a Polônia e Ucrânia buscaram para esta Euro. 

O animal profeta desta vez é a elefanta Citta, moradora em um zológico de Cracóvia, cidade que não recebe jogos da competição. Outros candidatos ucranianos a substituir o lugar de Paul nesta Euro são o porco Funtik, em Kiev, e Fred, o Furão, em Carcóvia. 

Parece tudo uma grande festa, como uma Copa do Mundo: a paixão pelo esporte e por sua nacionalidade juntas ganham grandes dimensões. A Eurocopa pode ser considerada como um aperitivo para o Mundial e as similaridades são, sim, evidentes. Mas não são essas comparações que fazem da Euro uma das principais competições mundiais, analisando todo seu valor esportivo e, principalmente, financeiro.  

@Mariatebet

Nenhum comentário:

Postar um comentário