quinta-feira, 21 de junho de 2012

Vamos com calma


Quatro gols em seis jogos no Pacaembu: esse é o retrospecto
de Danilo na Libertadores (Foto: uol.com.br)

Ele domina a bola. O momento entre o toque da pelota na chuteira e a finalização, eu tenho certeza, durou uma eternidade para os corintianos. Os preciosos segundos em que milhões de corações espalhados pelo mundo pararam e esperaram até o chute. Preciosos segundos em que alguns santistas viram todo o trabalho ir por água abaixo. Preciosos segundos que o camisa 20 levou para bater na bola.

Sim, ele, justamente ele, que chegou todo desacreditado. Isso, aquele meio-campista chamado de lento e velho. Aquele, que, como um bom reserva, recebeu a camisa 20. Aquele que diziam jogar de "calças jeans".

O que eu posso dizer é que esse meia entrou no time e se encaixou perfeitamente. Não cabe dizer que ele é o mais importante e que desequilibra mais que qualquer um. O Corinthians é um time que não possui tantos destaques individuais, mas sim um coletivismo extremo. E a solidariedade não se restringe somente ao campo; fora dos gramados, é perceptível também o quanto os jogadores pensam no grupo acima de tudo.

Enfim, o que se pode dizer é que o camisa 20 foi um dos mais decisivos nesta campanha histórica do Corinthians na Libertadores de 2012. A calma e cadência de jogo que o ex-jogador do São Paulo possui é fundamental para o atual esquema de jogo do alvinegro paulista.

Sem mais delongas, todos já sabem o ocorrido: os valiosos segundos valeram a pena para os corintianos. O chute foi perfeito; tirou o goleiro na medida exata, e a bola estufou as redes do Pacaembu. E a torcida delirou. Aquele não era qualquer gol. Era o gol da classificação.

Ah, o meia? Sim, era ele Danilo Gabriel de Andrade. O meia de calça jeans, no começo, o Zidanilo no fim. Foi de seus pés que saiu o gol de empate do Corinthians, justamente o tento da classificação.

Não vale a pena me alongar nesse texto: palavras não podem expressar o sentimento do corintiano neste momento. Sim, é apenas a final, a maior alegria virá com o tão sonhado e desejado título da Libertadores. Mas a graça do futebol é comemorar. E uma ida inédita à final do torneio continental é o que? Deixe que preencham as redes sociais. Deixe que zoem os colegas de trabalho, os colegas de classe. Afinal, hoje é dia do Corinthians e dos corintianos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário