domingo, 29 de julho de 2012

Os patinhos feios


Existe no mundo um país onde os touros reinam e os homens governam. Este país fica no continente europeu, entre Portugal e França. Este país é a Espanha, que e é banhada pelo Oceano Atlântico e pelo Mar Mediterrâneo. E, nessas águas, nadam os patos mais elegantes de todo o planeta.

Estas aves aquáticas vivem em grupos, e, às vezes, se misturam, se selecionam. Quando isso acontece, patos de todo o mundo se encontram na Espanha: o pato argentino de nariz grande e pernas curtas, o mais elegante do mundo, se junta aos patos autóctones mais qualificados. O pato português de penas cheias de gel encontra o pato brasileiro que tem penas black-power e chuta com a pata esquerda (pata, neste caso, não é a fêmea do pato. É a pata que a gente não tem porque tem pé).

Os dois melhores patos do mundo
 (Foto: Divulgação)
Quando patos de várias partes do planeta se juntam, eles formam times. O pato Messi e os patos espanhóis Fàbregas, Xavi e Iniesta foram o time Barcelona, enquanto o pato Cristiano Ronaldo e o pato Marcelo são do time Real Madrid (curiosamente - e infelizmente -, não poderei incluir o Alexandre Pato na minha história, porque ele joga na Itália e isso estragaria todo o post). Porém, quando os patos da mesma família se juntam para defender seu país de origem, eles formam seleções. E a seleção dos patos espanhóis é a melhor do mundo.

Em 2008, os melhores patos da Espanha foram nadar em águas austríacas e suíças. Foi nestes países, aliás, que começou a surgir o consenso de que eles eram também o melhor esquadrão de patos do mundo. Lá, foram campeões do Torneio Europeu de Patos, ou simplesmente Euro.

Dois anos depois, a seleção dos patos espanhóis alçou um voo ainda mais alto: conquistou a taça da Copa do Mundo de Patos, conseguindo, assim, se tornar a melhor equipe nacional de patos de todo o planeta.


Os patos principais da Espanha fizeram bonito em 2010
(Foto: Divulgação)

Neste ano, os patos espanhóis voltaram a conquistar a Euro. Mas 2012 guardou uma surpresa nada agradável para os patos rojos.

Existem patos de todos os tamanhos, de todas as idades. Assim, existem várias seleções formadas por patletas que têm até x anos, sendo x o número natural que aparece depois da palavra 'sub' na descrição do torneio. Por exemplo: na Euro sub-21, só podem atuar patletas com 21 anos ou menos. E eu não dei este exemplo à toa. Os patos sub-21 da Espanha também foram campeões da Euro. A conquista foi ano passado, nas geladas águas dinamarquesas. E foram justamente os campeões de 2011 que se surpreenderam na tarde de hoje.


Não se iluda. Eles têm braços, mas são patos
(Foto: Divulgação)


Os "patitos" espanhóis, hoje mais velhos, entraram na água precisando vencer os também "patitos" hondurenhos para não serem eliminados dos jogos patolímpicos, maior festa do esporte mundial. A vitória era necessária porque a seleção espanhola já havia sido feita de pato pelos "アヒルの子" japoneses (é assim mesmo que escreve. Pode jogar no Google Tradutor. Eu já fiz isso), quando foi derrotada por 1x0. Já a seleção de Honduras foi pra água mais tranquila por causa do empate conquistado contra os "فراخ البط" marroquinos. E a tranquilidade fez os "patitos" de patos mais uma vez.

O resultado foi o mesmo da partida contra os "アヒルの子". Derrota por 1x0, e a água bateu na bunda dos patos espanhóis. Literalmente. Bunda na água; é hora de voltar pra casa. Hora de enfrentar uma multidão de patos acostumados a vencer. Hora de enfrentar o rótulo de "pato", de "marreco".



Essa história não tem um final feliz. Quer conto de fadas? Clique aqui. Os patinhos feios da Espanha não são cisnes, e nem têm outro lugar pra ficar. No momento, serão julgados, criticados e humilhados. O que lhes resta, agora, é tentar recuperar o moral que tinham antes de subir no salto da Cinderela e cair um tombo enorme como o de Golias.

@leo_zacarin

3 comentários:

  1. Mas porque patos, porque não capivaras, dinossauros, robôs ? O Pato acrescentou algo ao texto ? Não o Alexandre claro ...

    ResponderExcluir
  2. Caro leitor,

    usei os 'patos' para poder dialogar com o conto do 'Patinho Feio' e para poder imprimir o trocadilho usado principalmente em jogos de baralho, que designam a alcunha de 'pato' ao perdedor. Espero ter conseguido lhe convencer. Grande abraço,

    Léo Zacarin

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda acho que não valeu a pena fazer essa comparação. Sei que essa é apenas a minha opinião, mas senti que o texto ficou meio infantil. Acho que você ficou tão preocupado em ser engraçado que deixou o futebol em segundo plano e sacrificou o humor que procurava!

    Abraços!

    ResponderExcluir