quinta-feira, 26 de julho de 2012

Shampoo e o pior time do mundo


O folclórico Shampoo em seu salão de cabeleireiro

(Foto: UOL Esporte)
Não, não é o São Paulo, que, nesse momento, vai tomando um chocolate do Atlético Goianiense. O pior time do mundo a que se refere o título é o folclórico Íbis Sport Club, da cidade de Paulista, no Pernambuco.

O time, conhecido como Pássaro Negro, foi fundado em 1938, mas só ganhou fama na década de 1980, quando ficou inacreditáveis três anos e onze meses (1980 a 1984) sem vencer, entrando para o Guinness, o livro dos recordes mundiais. No período, chegou a sofrer uma goleada de 13 a 0 para o Santa Cruz. Até hoje, o uniforme rubro-negro traz os dizeres “Pior time do Mundo” sob o escudo da equipe. 

Mas uma das histórias mais curiosas a respeito do Íbis é a do maior ídolo da história do clube -e ele desbancou até jogadores de seleção brasileira, como Bodinho, Rildo e Vavá. O nome da fera é Mauro Shampoo, o artilheiro com um gol marcado na carreira.

Shampoo vestiu a camisa 10 do Íbis durante dez anos, entre as décadas de 80 e 90. Nesse período, marcou apenas um gol, o gol de honra do Pássaro Negro na goleada sofrida contra o Ferroviário, do Ceará, pelo placar de 8 a 1.

Figuraça, Mauro Shampoo tem origem humilde: trabalhou como engraxate antes de vestir a camisa rubro-negra. Quando se aposentou, abriu um salão de cabeleireiro, seu ganha-pão até os dias de hoje. Temático, o estabelecimento de Mauro Shampoo é tomado por recortes de jornais, camisas, bandeiras e adereços que fazem menção ao Íbis - e é famoso na capital pernambucana.

O atacante foi, ainda, tema de um curta-metragem de Paulo Henrique Fontenelle e Leonardo Lima Cunha. O título do documentário, “Mauro Shampoo, jogador, cabeleireiro e homem”, é, aliás, a maneira com que o ex-“craque” atende ao telefone em seu salão. Abaixo, é possível assistir ao impagável trailer:


Shampoo ainda virou música de Osvaldo Montenegro. A letra faz alusão ao artilheiro que faz “cabelo e bigode”.

Atualmente, o Íbis ocupa a lanterna da segunda divisão do Campeonato Pernambucano, com apenas três pontos ganhos. O último jogo da equipe foi a derrota por 3 a 0 diante do Centro Limoeirense.

@felipealtarugio

Um comentário:

  1. Achei o tema muito estranho. Não sei se cabe um assunto desses num blog com o porte do Gol de Letra E.C. Está mais do que na cara que as informações que você usou foram obtidas em outros sites! Sinceramente, qualquer site grande poderia ter feito isso de um jeito bem melhor!

    Abraços

    ResponderExcluir