segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Mercado da Bola - Inglaterra

por Léo Zacarin


Você já viu aqui no GdL as principais transferências do futebol italiano (http://goldeletraec.blogspot.com/2011/07/mercado-da-bola-italia.html). Agora é hora de ficar por dentro da movimentação do mercado na Terra da Rainha!



Com o anúncio da aposentadoria do goleiro Van der Sar, o Manchester correu atrás e anunciou a contratação do promissor David de Gea, que atuava pelo Atlético de Madrid.
O goleiro de apenas 20 anos começou sua carreira como profissional em 2008, mas desde 2007 já atuava em seleções de base da Espanha. No europeu sub-21 desse ano, de Gea foi o titular da seleção campeã do torneio, disputado na Dinamarca.
O valor da transferência é avaliado em cerca de 20 milhões de Euros.



18 milhões de Euros foi o que os Red Devils gastaram para tirar Ashley Young do Aston Villa. O jogador de 26 anos foi revelado no Watford e chegou ao Villa em 2007.
Pela seleção inglesa, Young disputou 15 partidas e marcou dois gols.
Além do meia-atacante e do goleiro de Gea, o Manchester ainda despendeu 19 milhões e 300 mil Euros no zagueiro Phil Jones, que estava no Blackburn.



O goleiro americano Brad Friedel, de 40 anos, disputará a titularidade do gol do Tottenham com o brasileiro Gomes.
Friedel já disputou três Copas do Mundo com a seleção dos Estados Unidos e já jogou em outros quatro times do futebol inglês: Newcastle, Liverpool, Blackburn e Aston Villa.


Enquanto tem veterano de 40 anos chegando aos Spurs, também tem garoto de 16: o marfinense Souleymane Coulibaly, que estava no Siena, assinou com a equipe londrina.
Coulibaly se destacou no mundial sub-17 disputado esse ano no México. Na competição, o atacante marcou 9 gols em 4 jogos, 3 deles no empate da Costa do Marfim, por 3x3, contra a seleção brasileira.




O francês Gael Clichy, que estava no Arsenal, atuará pelo Manchester City a partir da próxima temporada.
O lateral de 25 anos começou sua carreira profissional no Cannes, da França, mas se destacou jogando no Arsenal. Clichy atuou pelos Gunners de 2003 a 2011, e marcou apenas um gol em 187 partidas. Foi ainda campeão do Campeonato Inglês, da Copa da Inglaterra e da Supercopa da Inglaterra.
Pela seleção francesa, Clichy atuou desde a categoria sub-15 até a profissional. Disputou a Copa de 2010, em que a França sequer avançou às oitavas de final.


A contratação mais comentada do momento é a chegada do argentino Sergio Agüero ao City. O valor da transferência é cotado em 45 milhões de Euros.
Agüero tem 23 anos e estava desde 2006 no Atlético de Madrid, da Espanha. Casado com a filha de Maradona, o atacante foi revelado pelo Independiente e foi campeão olímpico com a seleção argentina em 2008. Além disso, também disputou a Copa de 2010.
Pelo Atlético, Agüero foi campeão da Uefa Europa League da temporada 2009-2010.


O Aston Villa contratou o volante francês Charles N'Zogbia por 11 milhões de Euros.
O ex-jogador do Wigan começou no Le Havre, da França, mas se profissionalizou no Newcastle. Depois de 5 temporadas nos Magpies, N'Zogbia chegou ao Wigan numa transferência envolvendo o lateral Ryan Taylor.
O novo reforço do Villa atuou pela seleção sub-21 da França e também foi convocado para duas partidas da seleção principal.




O outro reforço do Aston Villa também se destacou no Newcastle. O goleiro irlandês Shay Given, de 35 anos, começou sua carreira profissional no Blackburn, mas o ápice de sua carreira foi mesmo no Newcastle. Given atuou pelos Magpies de 1997 até 2009, totalizando mais de 460 partidas pela equipe.
No Manchester City, seu último time, o goleiro disputava a condição de titular com Joe Hart. O City manteve o jovem Hart e vendeu Given por 3 milhões e 750 mil Euros.



O Liverpool foi outro time que não economizou para reforçar o elenco.
Os Reds gastaram 18 milhões de Euros para tirar o jovem Jordan Henderson do Sunderland. Henderson tem passagens por equipes de base da seleção inglesa e já foi convocado uma vez para a seleção principal.
O meia de 21 anos foi revelado no próprio Sunderland e vestirá a camisa 14 no Liverpool.

Destaque do Blackpool na última temporada da Premier League, o escocês Charlie Adam custou 8 milhões e 400 mil Euros aos cofres do Liverpool.
O meia de 25 anos foi revelado no Rangers, da Escócia. Chegou ao Blackpool em 2009 e levou o time à primeira divisão da Inglaterra.

Esse você deve conhecer bem. Pois é, o goleiro brasileiro Doni, que começou sua carreira no Botafogo de Ribeirão Preto, também foi contratado pelo Liverpool.
No Brasil, Doni jogou também por Corinthians, Santos, Cruzeiro e Juventude antes de chegar à Roma. Na equipe italiana, o goleiro de 31 anos atuou mais de 170 vezes e conquistou dois títulos.
Doni jogou 10 vezes pela seleção brasileira e fazia parte do elenco que disputou a Copa de 2010.


O reforço mais caro dos Reds é o meia Stewart Downing, ex Aston Villa. O jogador de 27 anos, revelado no Middlesbrough, foi contratado por 22 milhões e 800 mil Euros.
Downing tem passagem pela seleção inglesa, disputando a Copa de 2006 com a equipe do então treinador Sven-Göran Eriksson.

A principal contratação dos Gunners é o atacante marfinense Gervinho.
O jogador de 24 anos iniciou sua carreira profissional no Beveren, da Bélgica. Em 2007, foi tentar a sorte no Le Mans, da França.
Mas foi em outra equipe francesa que Gervinho ganhou fama. No Lille, atual campeão francês, desde 2009, o atacante foi convocado para disputar a Copa de 2010 pela seleção marfinense.
O Arsenal pagou cerca de 13 milhões de Euros pelo jogador.

Um comentário: