quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O craque perna de pau

Luan Michel de Louzã. O nome está muito mais para cantor sertanejo do que para jogador de futebol. Luan não canta e nem encanta. Também não dá show. Apesar disso, conseguiu seu espaço no Palmeiras e tem os holofotes do clube cada vez mais voltados para si.
O jogador surgiu no União São João em 2007  e um ano depois foi transferido para o São Caetano, onde teve uma campanha de destaque: foram 35 gols em 47 partidas, cerca de 0,75 gol por jogo. Média de craque, de matador, de artilheiro. E o Tolouse, da França, percebeu o futuro promissor do atleta e levou Luan para jogar nos gramados franceses no começo de 2010. Mas o atacante não teve muito espaço no clube, disputou apenas 13 partidas nos 6 meses que ficou por lá.
Luan na época de São Caetano: uma promessa (Divulgação/ Site oficial do São Caetano)
Para tentar resolver o velho problema com os homens de frente, o Palmeiras contratou Luan por empréstimo na metade do ano passado. Depois de Robert, Obina, Ortigoza, a torcida palestrina esperava finalmente ter encontrado o atacante ideal. Vale lembrar que Kléber, badalado e querido pela torcida, voltou ao Verdão mais ou menos na mesma época que Luan chegou.
 E como era de se esperar, Kléber brilhou muito mais que Luan. Enquanto o Gladiador aos poucos se entrosava com o time, se sentia mais à vontade e melhorava seu desempenho, Luan não conseguia fazer uma sequência de bons jogos, era cada vez mais criticado pela torcida e começou muitas partidas no banco de reservas no fim do Campeonato Brasileiro. O ano acabou e os palmeirenses não viam a hora de que o empréstimo do jogador acabasse. Mas o torcedor ainda teria que esperar por mais seis meses até o fim do contrato.
O atacante era um dos mais criticados no fim de 2010 (wikipedia.com)
Esse ano começou diferente para Luan. O técnico Luiz Felipe Scolari encontrou um esquema com 3 atacantes no qual o jogador se encaixou perfeitamente. Jogando de ala esquerdo, Luan se destacou logo nos primeiros jogos do Paulistão com gols e assistências (chegou a dar 3 assistências no jogo contra o Ituano).
Luan não virou craque. Continuou errando lances bobos, perdendo gols e furando a bola. Porém, existe duas qualidades do atacante que fazem dele um perna de pau fundamental ao elenco: Ele sabe muito bem de suas limitações e é absurdamente esforçado. Eventualmente, Luan balança as redes e relembra os tempos de artilheiro no São Caetano. Mas, o que mais impressiona no jogador é o fato de ele ser incansável, correr o campo inteiro e (por incrível que pareça) ser um ótimo marcador. Não é raro vermos um sujeito alto desarmando na defesa palestrina e quando a TV aproxima a imagem, percebemos que o sujeito é Luan.
Luan na marcação: cena comum em todos os jogos (noticiasglobal.com)

           O jogador passou a ser tão importante ao time que virou uma peça necessária para Felipão. Quando o treinador não pôde contar com Luan, o time rendeu bem menos do que o esperado, o esquema de jogo teve que ser alterado e resultados negativos vieram. Por tudo isso, dia 2 de agosto, o Verdão adquiriu 100% dos direitos federativos do jogador, assinando contrato até o meio de 2016.


Luan ainda é muito criticado.  Porque é perna de pau mesmo! Mas os torcedores precisam entender que um bom jogador não é feito apenas de boa técnica. Vontade, disciplina tática e até mesmo paciência são virtudes essenciais.  Luan tem essas características, tem pouquíssima técnica e mesmo assim é uma das peças mais importantes do elenco alviverde. E ele consegue ser tudo isso sem precisar ser um “Mago” ou um “Gladiador”, ele é apenas Luan Michel de Louzã.

3 comentários:

  1. A melhor definição de Luan que eu já vi:

    "Não é atacante, não é meia, não é volante, não é lateral, não é zagueiro, mas é tudo ao mesmo tempo."

    ResponderExcluir
  2. Renan,acompanho seus post, são muito interessantes continue escrevendo ,que estamos acompanhando..
    Abços

    ResponderExcluir