quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O Mito


Rogério Ceni - 1000 jogos de um dos maiores jogadores da história do futebol
(Foto: Vipcomm)
O dia de hoje amanheceu de forma diferente. Não é um dia normal. Um dia grandioso, de uma partida aguardada com expectativa. A expectativa que cresce a cada movimento do relógio, que conta o tempo em sintonia com o palpitar do coração de cada apaixonado, não apenas pelo São Paulo Futebol Clube, mas pelo futebol e pelos grandes homens que compõem sua história.

E o dia grandioso de hoje pertence a um homem, nada menos monumental.

Alguns o tem como predestinado. A maioria o chama apenas de ídolo. Mito. Uma lenda, felizmente, real. 

Ontem, Rogério Ceni completou 21 anos de São Paulo Futebol Clube. Hoje, veste as três cores pela milésima vez. Mais uma marca impressionante, quase inacreditável, do maior goleiro artilheiro de todos os tempos.

"Mineiro garantiu o 1, Rogério garantiu o 0" - Lito Cavalcanti, jornalista do SporTV
Vencedor incansável, insaciável. Não se dá por satisfeito, quer sempre mais. Pelo Tricolor, são vinte e três títulos. Cento e três gols marcados, além de outras centenas de defesas espetaculares. São feitos assombrosos. Admiráveis. Para todos, menos para ele mesmo, que parece planejar milhares de formas de se superar.

Hoje, é o quarto jogador da história a completar mil partidas vestindo a mesma camisa. Com isso, chegamos a uma incrível média de mais de um gol marcado a cada dez partidas disputadas. Artilheiro.

Líder. Nenhum outro jogador do planeta foi capitão de uma mesma equipe mais vezes que Rogério no São Paulo. Jogador essencial, estrela maior da constelação tricolor. Paulo Vinicius Coelho, jornalista do ESPN, chegou a afirmar, uma vez, que “o São Paulo é o único time do mundo que joga no 1-3-5-2”.

É inquestionável o que Rogério Ceni representa para o futebol. Homem de fibra, cuja descrição faz com que palavras pareçam inúteis. Os números, ainda que espantosos, também dizem menos do que deveriam. É quase impossível dizer, hoje, quem é e o que faz Rogério Ceni.

“(…) Ele refez a história da função de goleiro. Ao tornar-se o jogador da posição que mais gols marcou, tornou-se um emblema — merecedor de uma revista Placar só sobre sua carreira. Depois dele, nenhum goleiro será visto com os mesmo olhos de antes. Rogério não é mais apenas o maior são-paulino de todos os tempos. É o maior goleiro do mundo.” - Arnaldo Ribeiro, redator-chefe da revista Placar.
(Foto: Portal Terra)
No futuro, talvez, possamos defini-lo melhor, mas ainda imprecisamente. Será quando contaremos aos nossos netos, com orgulho no peito e emoção, de boca cheia: “Eu vi Rogério Ceni jogar. Vi o homem pegar pênalti e buscar bola no ângulo. Pegar pênalti e fazer depois. Declarar o amor ao time inumeras vezes. Vi o cara fazer mais de 100 gols e tive a sorte de vê-lo chegar a 1000 jogos disputados. E tenho orgulho disso”.

Não apenas os são-paulinos. Bem aventurados todos nós, que temos a oportunidade de prestigiar uma lenda, a história sendo escrita diante de nossos olhos. Olhos que, incrédulos, assistem a mais um feito do maior goleiro do mundo. O dia é seu, Rogério. E a admiração, de todos nós.

Eu vi Rogério Ceni e sou grato por isso.


Trailler do DVD de Rogério Ceni

2 comentários:

  1. Lembro de uma vez em que o Rogério "homenageou" um menino torcedor do são paulo la no ceara que tinha perdido as pernas e jogava no gol... jamais uma cena num campo de futebol que nao fosse do meu coxa me arrepiou tanto como aquela. Desde entao, admiro demais o Rogerio Ceni. ELe pode ser meio chato, meio fechado e carrancudo, mas nao ha duvidas que eh um carater exepcional

    Parabens, Rogerio!

    ResponderExcluir
  2. "Queiram ganhar a porra do próximo jogo, o próximo jogo é agora" sauhsahusa

    meu ele é mto foda e discordo Arthur, assim, todos dizem que ele é fechado, meu irmão mesmo são paulino disse isso uma vez, mas eu também que sou meio fechado, acho errado falar nisso como se fosse um defeito, ele é uma pessoa de caráter inigualável, e não é pq sou fechado, mas como sou, sei como é ser assim, entendeu, muito caráter mesmo, e certo nas análises.

    Sinceramente meus amigos corintianos ficam falando " Júlio César pega mto mais", meu da licença, não tem nem discussão né?por isso mesmo que ignoro, e fica ate dificil de defender, pq ele como os próprios comentaristas dizem, e nao é pq sou sao paulino, ele é o MELHOR GOLEIRO DO MUNDO, fato, e provavelmente sempre será, será eternamente enquanto durar, tenho certeza.

    Ele me lembra muito meu irmão, quer sempre ser melhor, melhor naquilo que faz, se entrega, e tem amor a camisa, diferente de jogadores que beijam o escudo de mil times e ganham uma nota ai no mole.

    sem palavras pra Rogerio, agora se eu fosse coritniano ou qlquer outra coisa, eu ia admirar e muito, mesmo que escondido, agora oq eu sinto de umas pessoas, é q não tem essa admiração, isso pra mim é uma pessoa mto sem caráter, que tem mto que aprender na vida ainda.

    Bom mas ja q estamos p curtir, vamos curtir, vlw São Paulo pela raça de hoje e liderança, mesmo que provisória, e valeu ROGÉRIO CENI! posso contar pros meus netos agora, se eu tiver que vi o melhor goleiro do mundo jogar, rsrs.

    ResponderExcluir