terça-feira, 20 de setembro de 2011

Um clássico majestoso


Liéson e Dagoberto vivem grande fase e são as maiores apostas da torcida.

Nesta quarta-feira acontece o clássico conhecido como “O Majestoso”. São Paulo e Corinthians se enfrentam no Morumbi em jogo que promete ser um dos mais emocionantes e importantes do campeonato. Os dois paulistas são segundo e terceiro colocados do campeonato, com 43 e 44 pontos, no entanto, o vencedor de amanhã pode passar a ser líder, coisa que o Tricolor almeja há um bom tempo, e que o alvinegro deixou de ser apenas na última rodada. Além disso, a partida promete também um bom nível técnico, apesar de os dois times estarem cheios de mudanças e mistérios para o jogo.
Pelo lado do Corinthians, as coisas não estão nada calmas. Após a derrota sofrida no clássico contra o Santos, o clube foi alvo de protestos da torcida, principalmente o técnico Tite. Somados ao mal desempenho recente da equipe, estes protestos podem representar uma crise, ao menos em potencial, no Parque São Jorge.
A situação de dificuldade já começou a fazer vítimas. No treino desta terça-feira o treinador Tite surpreendeu a imprensa ao sacar Chicão da equipe titular. A defesa testada foi composta por Alessandro, Paulo André, Wallace e Leandro Castán, que será improvisado na esquerda devido à ausência de Ramon e Fábio Santos.
A saída de Chicão não era esperada. O zagueiro vem sendo titular absoluto da equipe desde sua chegada em 2008, quando veio do Figueirense, e é o atual capitão do time. Apesar da surpresa que a mudança causa, a verdade é que o desempenho do 'zagueiro artilheiro' não vem sendo bom já há algum tempo.
Além de Chicão, Ramon também deixa o time para a partida de quarta. O lateral-esquerdo, que vinha fazendo boas partidas, sentiu uma lesão na coxa direita e está cortado. Por outro lado, quem ganha vaga na equipe titular é Willian, que vem sendo um dos principais nomes do Alvinegro no brasileirão. A boa notícia do dia fica por conta da liberação de Alex, que é presença praticamente confirmada na armação corintiana.
Do lado do Tricolor, a situação  de Adílson é mais tranquila. A vitória por 4 a 0 contra o Ceará colocou o time em situação muito boa para o jogo, além de ter aumentado muito a confiança da torcida. Apesar desta estabilidade momentânea, o São Paulo ainda não tem escalação confirmada, e as dúvidas estão principalmente no setor de meio-campo.
Enquanto a defesa se mantém com Piris, João Felipe, Rhodolfo e Juan, os outros setores do time podem sofrer alterações. O volante Denílson deve voltar à equipe após lesão. Casemiro é o que tem a titularidade mais garantida para o jogo, enquanto que Carlinhos Paraíba, Cícero e Rivaldo parecem brigar por duas vagas. A escalação dos dois primeiros seria mais condizente com o que Adílson vem fazendo no comando do tricolor, mas as boas atuações que Rivaldo vem tendo podem gerar uma mudança tática drástica no time.
No ataque tricolor a dúvida era se Luís Fabiano faria ou não sua estreia, no entanto, na noite de hoje, foi anunciado, para tristeza da torcida são paulina e de todos os apreciadores do bom futebol, que o centroavante ficará de fora da partida. O craque fará falta ao time, porém, ele tem feito já há muito tempo e podemos dizer que o time já aprendeu algumas técnicas para suprir esta ausência.
Nenhum dos dois é querido pela torcida, mas Adílson está
em um momento de mais paz.
Se as equipes que entrarem em campo forem realmente as especuladas, podemos vislumbrar dois panoramas para o confronto. Caso Adílson mantenha sua equipe com Cícero e Paraíba, o meio campo do tricolor ficará muito bem fechado, o que dificultará muito o trabalho de criação do Corinthians. Neste caso, Alex precisará aparecer na partida, principalmente como organizador, enquanto que Willian e Emerson terão a responsabilidade de serem os principais agentes ofensivos do time, visto que os espaços pelo lado serão muito mais possíveis. É verdade que, no entanto, enfrentar os laterais Piris e Juan em boa fase será uma tarefa árdua, ainda mais sem a presença de laterais ofensivos.
Por outro lado, Lucas e Dagoberto também terão muito trabalho para vencer a defesa alvinegra sem o auxílio de um meia de criação, e é exatamente por isso que Rivaldo tem chances de entrar no time.
Caso o pentacampeão mundial seja titular, o São Paulo ganha muito em qualidade, Lucas e Dagoberto poderão ter mais liberdade, e os volantes do Corinthians, que têm um papel importante de chegada (principalmente Paulinho), ficariam mais presos. O aspecto negativo desta mudança é que o meio tricolor não estaria mais tão fechado, deixando assim espaço para que Alex trabalhe mais livremente e Emerson e Willian se aproximem mais de Liédson.
O clássico de quarta será, sem dúvidas, uma partida muito importante. Uma partida com muitas opções, muitas facetas, muitas possibilidades. Uma partida que promete ser grandiosa. Uma partida que pode ser “a partida”.
@João_Jacetti

Um comentário: