segunda-feira, 7 de novembro de 2011

God save the Magpies



No último sábado, o nosso colunista Gabriel Hirabahasi escreveu brilhantemente sobre a fase incrível que vive o Manchester City, comprado em 2008 por investidores do mundo árabe. Mas será que a única coisa que traz sucesso é o dinheiro? Na minha modesta opinião, não. E trago aqui o melhor exemplo de pobretão bem sucedido até o momento nessa temporada: o Newcastle United.

O Newcastle é uma das equipes mais tradicionais da Inglaterra. Até a temporada 2003/2004, os Magpies estavam sempre brigando entre os cinco primeiros colocados da Premier League. Mas aí veio a temporada 2004/2005 e tudo começou a desandar. Uma modesta décima quarta colocação e a boa fase do time de Alan Shearer parecia ter chegado ao fim. Nas temporadas seguintes, mais colocações inexpressivas: sétimo lugar em 2005/2006, décimo terceiro em 2006/2007 e décimo segundo em 2007/2008. Uma bobeada e os Magpies amargariam a Championship, a segunda divisão do futebol inglês. E não deu outra: em 2008/2009, o Newcastle somou apenas 34 pontos em 38 jogos, terminou em décimo oitavo e foi rebaixado. A torcida, que outrora comemorava resultados impressionantes com o time de Les Ferdinand, Alan Shearer e Shay Given, estava agora frustrada.


Alan Shearer é um dos maiores ídolos da história do Newcastle. Foto: abolaeummundo.wordpress.com

Apesar do descenso, a tristeza do torcedor durou pouco. Uma temporada na Championship foi o suficiente para o Newcastle aprender a lição e se reerguer. O tetracampeão inglês estava de volta à primeira divisão depois de somar incríveis 102 pontos e erguer o troféu da Championship. Na temporada passada, os Magpies disputaram a Premier League novamente e terminaram na décima segunda posição. Mas 2011/2012 começou de uma maneira que promete devolver ao Newcastle o destaque que ele merece.

Depois do rebaixamento, a equipe foi praticamente toda desmontada. Damien Duff, Michael Owen e até o jogador com mais jogos com a camisa alvinegra, Shay Given, deixaram a equipe e se transferiram para Fulham, Manchester United e Manchester City, respectivamente. Apesar do desmanche, a atual temporada já dá mostras que o plantel dos Magpies está sendo reformulado de uma maneira muito interessante. As chegadas de Yohan Cabaye (campeão francês pelo Lille na temporada passada), Gabriel Obertan (ex Manchester United) e Demba Ba (ex West Ham) foram providenciais para alcançar o bom momento que vive o Newcastle.



Cabaye é o principal nome do Newcastle até aqui na temporada. Foto: mirrorfootball.co.uk


Formação

O time-base que vem reerguendo o Newcastle nessa temporada é o seguinte: o goleiro é Tim Krul, que também atua pela seleção holandesa; o miolo da zaga é formado pelo argentino Coloccini (que foi rebaixado e voltou junto com o Newcastle) e por Steven Taylor; nas laterais aparecem Danny Simpson, pela direita, e Ryan Taylor, pela esquerda. O diferencial dos Magpies começa no meio campo: os volantes Tioté (da seleção da Costa do Marfim) e Jonás Gutiérrez (da seleção argentina) dão uma ótima consistência ao meio, enquanto a armação das jogadas fica por conta da dupla francesa Cabaye e Obertan. Enquanto Cabaye cadencia mais o jogo e tem uma qualidade impressionante no passe, Obertan se destaca pela velocidade e pela habilidade. O ataque é o setor mais rotativo dos Magpies: Demba Ba, Leon Best, Lovenkrands e Shola Ameobi revezam as duas vagas existentes para a linha de frente do Newcastle.



Formação tática que vem fazendo sucesso no Newcastle atualmente. Fonte: esporteinterativo.com.br


O banco de reservas dos Magpies não é tão estrelado quanto o do Manchester City, mas também conta com peças importantes, que reforçam o elenco para a disputa de um campeonato longo. O principal reserva do Newcastle é a eterna promessa francesa Hatem Ben Arfa, ex Lyon e Olympique de Marseille. Outros nomes importantes são Alan Smith, com passagem pelo Manchester United, e Davide Santon, jovem lateral formado na Internazionale.

Esse ótimo elenco, formado sob a política do "bom e barato", vem fazendo muito bonito até aqui nesta temporada da Premier League. A equipe ocupa a terceira colocação, atrás apenas das duas equipes de Manchester. De quebra, os Magpies ainda têm a melhor defesa do campeonato até aqui, com apenas oito gols sofridos, e, ao lado do Manchester City, são os únicos invictos da competição. As sete vitórias e os quatro empates conquistados nas onze partidas disputadas até agora fazem o torcedor vislumbrar um futuro promissor para a equipe alvinegra. Entretanto, vale manter os pés no chão: a única grande equipe que o Newcastle enfrentou até aqui foi o Arsenal, na primeira rodada, no Saint James Park. A partida terminou 0x0 e foi considerada um bom resultado pelos Magpies. As provas de fogo para o time de Cabaye e companhia serão as próximas três rodadas. Os próximos dois jogos serão em Manchester, contra United e City, nesta sequência. Depois, o adversário é o Chelsea, no Saint James Park. Quem sabe o Newcastle não consegue alguns pontinhos nessas rodadas e luta até o fim por vaga nas competições europeias? #GoMagpies!


Nenhum comentário:

Postar um comentário