quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Ex-Club América





"En calidad de transferibles" (Foto: site oficial /clubamerica.com.mx)

No último domingo, o Club América perdeu por 3 a 1 de um de seus maiores rivais. Foram 3 vitórias em 17 partidas no torneio. Com apenas 15 pontos e a pior defesa, a equipe deu adeus à Libertadores 2012, como também a todo seu elenco. 

Depois da má campanha na temporada e de terminar o Torneio Apertura na penúltima colocação, a Diretoria do América do México anunciou nesta segunda-feira, em uma nota divulgada em seu site oficial, que todos os jogadores do elenco estão à venda, na qualidade de transferíveis. Entre os atletas disponíveis, estão Rosinei, ex-Corinthians e Internacional e o uruguaio Vicente Sánchez, que jogou pelo Schalke 04 de 2007 a 2010. 

O América é o segundo maior campeão da história do Campeonato Mexicano, com dez títulos. Desde 2004, a Primeira División de México conta com 18 clubes na disputa, divididos em três grupos. Sua fase de classificação é integrada por 17 rodadas, na qual jogam todos contra todos. Os dois melhores de cada grupo se classificam para a fase final, além dos dois times melhores classificados na tabela geral - excluindo-se os seis já classificados. Os oito clubes então disputam partidas de ida-e-volta, das quartas até a final.

As equipes jogam dois torneios por ano. O Clausura e Apertura - conhecidos anteriormente como verão e inverno, respectivamente - são cada uma das fases em que se dividem as temporadas de muitos campeonatos nacionais de futebol na América Latina. No México, o Torneio Apertura é jogado no segundo semestre. 

A diretoria pede desculpas à torcida e diz compreender a raiva e frustração dos torcedores. "A equipe não atendeu a suas expectativas, e nos comprometemos a começar a trabalhar para reverter a situação", diz a diretoria em comunicado oficial. Imagino para um torcedor do América o que seria ler um comunicado como este. 

"Pedimos desculpas mas seu time não existe mais...". Situação complicada. Não só para o torcedor, mas para os funcionários do time. O mau desempenho é suficiente para justificar uma "resolución" tão drástica como esta? Possivelmente, problemas internos estão metidos no meio. Nós brasileiros estamos    bastante familiarizados com eles. Crise política ou financeira, talvez? Difícil saber ao certo. 

Ontem, o presidente Michel Bauer deixou o clube. A intenção do time da capital mexicana é vender o máximo possível de 'empregados' e, com dinheiro suficiente, montar uma nova empresa. É só seguir a lógica do mercado. 

Noventa e quatro anos de história e trinta e três títulos indo para o ralo. Um time à venda. O futebol virou negócio de fato. E não há como fugir mais disso. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário