segunda-feira, 21 de novembro de 2011

La nuova Vecchia Signora


“E la JUVENTUS, è un inno che la forza ci dá,
e la JUVENTUS e nostra la vittoria sarà...”

Esses são versos do hino da Juventus da Itália, clube mais tradicional do país. A Velha Senhora, como é chamada, tem 114 anos de história, recheada de ídolos como Michel Platini, Zinedine Zidane, Pavel Nedved e Alessandro Del Piero, único ainda remanescente na atual equipe.

A Juventus é o clube que detém mais títulos da Serie A, tendo levantado o caneco 27 vezes ao longo de sua existência. Além disso, de acordo com pesquisa realizada pela agência italiana Demos & Pi, o clube de Turim é o que agrega o maior número de torcedores da Itália, totalizando 12 milhões de fãs, o que equivale à aproximadamente 30% dos torcedores italianos.

Como já foi dito, a Juventus é o clube de maior tradição na Itália. A própria quantidade de títulos comprova isso. No entanto, a equipe já passou por momentos de extrema dificuldade.

A época em que Marcello Lippi era o técnico é repleta de conquistas e de estrelas do futebol mundial. Logo em sua primeira temporada como chefe da equipe, Lippi ganhou o primeiro título de campeão italiano desde a temporada 1985-1986. O time, que contava com nomes como Ciro Ferrara, Roberto Baggio, Gianluca Vialli e Alessandro Del Piero, foi o campeão da temporada 1994-1995. Logo em seguida, chegaram Zidane e Davids para melhorar ainda mais o elenco. Marcello Lippi se ausentou em uma temporada, quando foi técnico da Inter, mas retornou ao clube de Turim. Foram contratados nessa temporada David Trezeguet, Pavel Nedved, Gianluigi Buffon e Lillian Thuram, e, como era de se esperar, os bianconeri levantaram mais dois canecos da Serie A em sequência.

No entanto, o marco negro da história da Juventus veio em 2006, quando a equipe foi rebaixada para a Serie B por conta de escândalos que envolviam manipulação de resultado em jogos da Vecchia Signora. Com isso, vários jogadores deixaram a Juve, como Ibrahimovic, Thuram e Cannavaro.

Porém, a passagem pela segunda divisão do italiano foi curta, e a Juventus subiu novamente para a primeira divisão no ano de 2007. No entanto, a equipe não voltou a saborear mais nenhum grande título, somando quase nove anos de jejum, já que o título da temporada 2005-2006 foi dado à Internazionale por conta do escândalo citado acima, também chamado de Calciopoli.

Contudo, a temporada 2011-2012 vem, até agora, sendo boa para o clube de Turim. A equipe, que na temporada passada não se classificou sequer para a Europa League, disputa apenas o Campeonato Italiano e a Copa da Itália.

Antes do início das atividades, o clube já se movimentava para trazer nomes que dessem força ao elenco. Aliás, essa é uma característica da Juventus: o clube sempre contrata e descarta muitos jogadores no início de temporada. Basta você checar o histórico de vários jogadores italianos. Muitos deles tem passagem pela Velha Senhora, e muito poucos renderam nos últimos anos, diga-se de passagem. Como um exemplo pode-se citar os laterais Criscito e Balzaretti, agora no Zenit e Palermo respectivamente, além do volante Nocerino, agora no Milan. Além disso, revelações recentes do clube, como Giovinco e Ekdal, não recebem chances no time principal, e tiveram parte de seus direitos vendidos a clubes menores (Parma e Cagliari respectivamente)

Marchisio é um dos principais jogadores no esquema de
Antonio Conte
Voltando ao assunto, os principais contratados foram Arturo Vidal, Stephan Lichtsteiner, Andrea Pirlo, Eljero Elia e Mirko Vucinic. Só nestes nomes, a Juventus desembolsou cerca de 45 milhões de euros. Além disso, jogadores como Alessandro Matri, Fabio Quagliarella, Simone Pepe e Marco Motta, que estavam na equipe por empréstimo, tiveram seus direitos adquiridos totalmente pelo clube de Turim. Por mais que uma contratação ou outra seja questionável, não há como se negar que jogadores como Vucinic e Pirlo adicionaram muito ao time. Além dos dois, o que talvez tenha sido de maior importância, foi Lichtsteiner. O ex-lateral da Lazio veio para solucionar a deficiência que a Juventus sofria desde 2006, quando Zambrotta deixou o time: a lateral-direita. Por lá já passaram Grygera e Motta, mas nenhum se fixou como titular absoluto, ou dono da posição de forma inquestionável.

Além de um time titular de alto nível, a Juventus conta com bons reservas, como
Krasic, Del Piero e Quagliarella
A equipe de 2011-2012 é muito boa, tendo talvez apenas um ponto fraco: a lateral-esquerda. Por enquanto, o zagueiro Chiellini vem sendo improvisado na posição. Apesar disso, o restante da equipe é forte. O goleiro é Buffon; a defesa é formada por Lichtsteiner, Bonucci, Barzagli e Chiellini; no meio, Pirlo é o primeiro volante, e Marchisio e Vidal jogam mais soltos, chegando bem na área como elementos surpresas; o trio ofensivo consiste em Vucinic pela ponta esquerda, Matri pelo meio e Pepe pela direita.

Por mais que jogadores como Pepe, Matri e Barzagli possam ser questionáveis, todos vivem boa fase. Os dois primeiros estão jogando bem, e marcando gols (Matri é, inclusive, o artilheiro da equipe na temporada ao lado de Marchisio, com cinco gols); já Barzagli é utilizado na zaga apenas porque Chiellini teve de ser movido para a lateral-esquerda. No entanto, o zagueiro de 30 anos não vem comprometendo, e faz partidas consistentes.

Na reserva, Storari é o goleiro, capaz de “quebrar um galho” quando Buffon se machuca. Elia é boa opção para a ponta esquerda, enquanto Krasic é ótima opção para a ponta direita. No ataque, há vários nomes, como Luca Toni, Quagliarella, além do experiente Del Piero, ídolo da torcida biaconeri.

O forte da Juventus é a consistência oferecida pela defesa, somada ao bom meio campo, principalmente Pirlo, que joga como um armador mais recuado, e Marchisio, responsável pela chegada ao ataque. Para a próxima temporada, já se sonha com as contratações de Nani e Gareth Bale.

Até agora, os resultados são bons: a Juve é líder da Serie A, com 22 pontos, mesmo número de pontos da Lazio. No entanto, a Velha Senhora tem um jogo a menos, contra o Napoli. O aproveitamento é 73%, e, se conseguir ter regularidade no decorrer da competição, não há dúvidas de que essa temporada será melhor que a última.

5 comentários:

  1. O Matri joga muito! O Krasic também, mas ele precisa revezar o banco com Pepe, Vucinic e Vidal porque essa meia ofensiva é muito forte. Post sensacional.

    ResponderExcluir
  2. Ow vlw ae carvs, desculpe-me pela demora
    Cara, nao curto muito o Matri, mas é inegável q ele ta jgndo bem demais, titular fácil
    Já o Pepe eu não curto msm, acho ele meio sem posição, e prefiro muito mais o Krasic, q ta sendo deixado de lado pelo Conte e talvez até saia na janela do meio da temporada, oq é triste
    Agora, realmente, a meia da Juve tá forte demais, briga pelo título eu acho

    ResponderExcluir
  3. O Pepe é uma barata tonta se ninguém força ele a fixar uma posição. Krasic joga demais, e se ele sair vai ser uma cagada do Conte. Mesmo assim, também acho que a Juve briga pelo título.

    ResponderExcluir
  4. Post muito bom Bi =D
    O Pirlo encaixou como uma luva nesse time!
    E parece que o Del Piero vai aposentar, e tão atrás do Gotze, do Borussia Dortmund, que tem a metade da idade do italiano auheuiaheuihaue

    ResponderExcluir
  5. Ow vlw ae, to comentando aqui só mil anos depois hauhauha
    Pow sabia não q tavam interessados no Götze, se ele vier, ai volta a ficar top ;D
    abraços

    ResponderExcluir