sábado, 17 de dezembro de 2011

Em busca do Tri


O atacante Neymar já soma 99 gols como
profissional no Santos (Foto: Agência AP)
"Vai pra cima deles Santos, vai com determinação. Tu que és o glorioso, visto seu manto com amor e emoção”. É isso que os santistas cantarão nesta manhã de domingo. O jogo não será nada fácil, afinal é contra o melhor time do mundo, o Barcelona. Mas nem por isso a torcida está pessimista.

O futebol arte de Messi, Xavi, Iniesta e cia não assusta o Peixe, que promete enfrentar o Barça de igual para igual. As esperanças santistas provêm dos pés de Ganso e Neymar.

Na primeira partida do time da Vila Belmiro nesse Mundial, o camisa 11 santista já mostrou seu brilho para os japoneses e fez um golaço contra o Kashiwa Reysol, com assistência do camisa 10. Além disso, a premiação que a diretoria santista dará caso o Santos conquiste o Mundial é bem generosa. Só Muricy ganhará 500 mil reais e os outros jogadores cerca de 150 mil cada, o que faz com que o prêmio total seja de perto de quatro milhões de reais.

Dentro de campo, a motivação também promete ser grande. Para aqueles que ainda duvidam, essa é a chance perfeita de provar que o Santos é a melhor equipe brasileira atualmente.

Contudo, de nada adianta ter muita motivação se, em campo, o time não estiver bem postado. O Santos deve tomar cuidado com as investidas dos espanhóis, principalmente com a chegada ao ataque de três jogadores fundamentais: Dani Alves, Xavi e Iniesta. Isso sem contar a peça chave do esquema de Guardiola, que é o Messi.

Contra os japoneses, Muricy já colocou Durval improvisado na lateral-esquerda como ensaio para brecar os avanços de Dani Alves. Contudo, sua atuação foi contestada, e a escalação não foi confirmada. Para parar Messi (se é que isso é possível), Muricy planejava contar com Adriano, cabeça de área que se destacou na Libertadores por conta de seu poder de marcação e que se contundiu nas vésperas do Mundial.

Agora, contra  Xavi e Iniesta, será preciso muito mais do que marcação individual. Os dois meio-campistas se movimentam muito, e o Peixe deve estar sempre atento aos passes verticais do Barcelona, que sempre deixam os dois de frente ao goleiro.

Não que tudo isso seja uma receita de bolo ou algo que dá a certeza da vitória, mas são certas instruções que Muricy deve ter dado aos seus jogadores. Além de disposições táticas, promessas de bonificações, os jogadores devem entrar em campo com muita raça e determinação.

 “Nascer, viver e no Santos morrer é um orgulho que nem todos podem ter”


*Texto publicado no dia 18/12/2011 no Jornal Mantiqueira

Um comentário: