sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Europa League - 1ª fase


No último domingo, publiquei aqui no GdL um post resumindo a primeira fase da Uefa Champions League. Pois bem. Entre anteontem e ontem, chegou ao fim também a fase de grupos da Europa League, a "Copa Sul-Americana" lá da Europa - claro, guardadas as proporções. Então, nada mais justo que levar a você, leitor, uma geral bem detalhada da primeira fase da Liga Europa. Vamos nessa?

Favoritismo confirmado

O Anderlecht de Matías Suárez é a sensação da Europa League
(Foto: Divulgação)

A maioria das equipes consideradas favoritas ao título se classificou sem sustos para a fase de mata-mata. O PSV, por exemplo, terminou a primeira fase com cinco vitórias e um empate em seis jogos. Sporting e Lazio avançaram sem dificuldades no grupo D, e Atlético de Madrid e Udinese, que também não deram chances aos menores, estão garantidos no mata-mata. O Schalke 04, que chegou às semi-finais da Liga dos Campeões na temporada passada, se classificou de forma invicta no grupo J. Entretanto, teve um favorito que causou surpresa. Não por se classificar, porque por isso todos esperavam, mas pela campanha impecável que fez. O Anderlecht, da Bélgica, terminou sua empreitada no grupo L com 100% de aproveitamento e média de três gols por partida. Porém, como é de costume, sempre existem os casos de gigantes que decepcionaram.

Quedas precoces e inesperadas

Mesmo com o 4x0 sobre o Shamrock Rovers, ontem, o Tottenham de Pienaar
foi eliminado (Foto: Divulgação)

Os dois melhores elencos da Liga Europa foram eliminados na primeira fase. Os ingleses do Tottenham, que fizeram bonito ao tirar o Milan da penúltima Champions League, decepcionaram a torcida e terminaram na terceira posição do grupo A. Mesmo com dez pontos conquistados, os Spurs se despedem da Liga Europa e veem PAOK, da Grécia, e Rubin Kazan, da Rússia, avançarem às oitavas.

Enquanto isso, o estrelado e multimilionário Paris Saint-Germain, mesmo contando com Javier Pastore, Diego Lugano e o brasileiro Nenê, foi eliminado na chave F. Os franceses, assim como o Tottenham, terminaram na terceira posição do grupo, com os mesmos dez pontos. As equipes que avançaram foram o forte Athletic Bilbao, da Espanha, e o surpreendente Red Bull Salzburg, da Áustria.

Pequeninos travessos

Algumas equipes não tão expressivas também conseguiram classificação para os 16 avos de final. O Standard Liège, da Bélgica, terminou a primeira fase na liderança do grupo B, enquanto os dinamarqueses do Copenhague, que usualmente frequentam a Liga dos Campeões, ficaram de fora do mata-mata. O Hannover 96, da Alemanha, foi o outro classificado do grupo B.

A eliminação do gigante ucraniano Dinamo de Kiev também foi ocasionada por times de menor tradição. No grupo E, turcos e ingleses fizeram a festa com a classificação de Besiktas e Stoke City, respectivamente. Apesar de terem menos expressão no cenário europeu que o Dinamo, os planteis das equipes que avançaram são fortes. O Besiktas conta com o trio português Simão Sabrosa, Ricardo Quaresma e Hugo Almeida, todos jogadores de seleção. O Stoke, por sua vez, tem o pirulitão Peter Crouch e o volante hondurenho Wilson Palacios, além do zagueirão Matthew Upson, da seleção inglesa.

Korkmaz (esq. - Besiktas) e Fuller (Stoke City) já podem parar de brigar:
os dois estão classificados para a fase de mata-mata (Foto: Divulgação)

Voltando aos pequeninos, Steaua Bucaresti, da Romênia, e Wisla Krakow, da Polônia, também fizeram mais do que suas torcidas esperavam e vão para o mata-mata. Os romenos acompanham o Schalke 04 como sobrevivente do grupo J, enquanto os poloneses, que conseguiram eliminar a boa equipe do Fulham, se classificaram junto ao Twente, da Holanda, no grupo K.

Curiosidades

Melhor campanha da primeira fase: Anderlecht (BEL) - 18 pontos (6v 0e 0d);
Melhor ataque: Anderlecht (BEL) - 18 gols em seis jogos (média de 3 por partida);
Melhor defesa: Standard Liège (BEL) - apenas um gol sofrido;
Melhor jogo (opinião do autor): Maribor (ESL) 3x4 Club Brugge (BEL) - os eslovenos chegaram a abrir 3x0, mas o Brugge marcou quatro vezes nos 16 minutos finais da partida e saiu com a vitória;
Maior goleada: Maccabi Haifa (ISR) 5x0 Steaua Bucaresti (ROM) / AEK Larnaca (CHP) 0x5 Schalke 04 (ALE)
Artilheiro da primeira fase: Matías Suárez (Anderlecht - BEL) - 7 gols

Confrontos dos 16 avos de final

O sorteio para a definição das primeiras partidas do mata-mata foi realizado hoje pela manhã na sede da Uefa, situada na Suíça. É sempre bom lembrar que essa fase da Liga Europa começa na fase de 16 avos de final, e não nas oitavas como ocorre na Liga dos Campeões. Isso acontece porque a Europa League é composta por 12 grupos de quatro times. Dois de cada chave se classificam para o mata-mata, somando 24 equipes. Os outros oito são definidos pela Champions League: são os terceiros colocados dos oito grupos da Champions e, somados às outras 24 equipes, totalizam 32. Assim, 16 confrontos são realizados, depois oito, quatro, dois e, finalmente, a grande final, que será disputada no dia nove de maio na capital romena Bucareste. Confira abaixo os primeiros confrontos da fase de mata-mata da Uefa Europa League*: 

Fonte: globoesporte.com
*As equipes à direita dos confrontos decidirão a vaga para as oitavas de final em casa. 

A Europa League é conhecida como a competição entre clubes mais democrática do mundo. Analisando os classificados, podemos ter uma ideia do porquê dessa denominação. Quinze países estão representados na fase de mata-mata - mais países do que tem a América do Sul, por exemplo. A Holanda é a nação com mais clubes na próxima fase: são quatro no total. Portugal, Bélgica, Inglaterra e Espanha têm três times na briga.

Alguns jogos de tirar o fôlego já estão marcados para o dia 16 de fevereiro do ano que vem. O confronto entre o atual campeão, o Porto, e o time mais rico do mundo, o Manchester City, é uma das principais partidas da próxima fase. Os duelos entre Ajax e Manchester United e Lazio e Atlético de Madrid também prometem ser intensos.

As partidas de volta acontecem logo na semana seguinte, no dia 23. E é bom ficar de olho, viu? Mesmo que você só seja fã da Liga dos Campeões, fique sabendo que o campeão da Europa League consegue vaga para a Champions da temporada seguinte. Além disso, tem muito time que geralmente disputa a Liga dos Campeões - como Sporting, PSV e Atlético de Madrid - e está lutando pelo título da Liga Europa. Portanto, vale a pena acompanhar as emoções do torneio mais democrático do mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário