quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Futebol até debaixo d'água

Senhoras e senhores passageiros,

Sou o capitão Renan Fantinato e terei o imenso prazer de guiá-los nessa viagem pelos mares de nosso país. No dia de hoje, irei apresentá-los todas as espécies marinhas disponíveis no mercado do futebol brasileiro. Se você está curioso para saber o que o esporte tem a ver com as águas, peço que coloque seu colete salva-vidas e embarque nessa expedição!



Antes de fazermos o primeiro mergulho, peço que vocês olhem para o horizonte. Lá, lá no fundo, vocês podem ver uma pequena porção de terra: é a Ilha Palmeiras. Chegaremos mais próximos dela em instantes.

Barcos chega a Palmeiras

Passageiros e passageiras, estamos diante da Ilha Palmeiras e, como vocês podem observar, Hernán Barcos ancorou-se na ilha. Além de ser um bom atacante argentino, ele é a grande esperança dos moradores de Palmeiras para resolver o grave problema da Ilha: a falta de um matador.

O comandante de Palmeiras é o conhecido Luís Felipe Scolari. Ele foi o pioneiro nessa classificação de jogadores marinhos. Ele denominou como “Camarões” uma certa espécie de atletas. E são justamente os camarões que iremos conhecer em nosso primeiro mergulho

Daniel Carvalho: um camarão acima do peso?
Os camarões são jogadores com mais experiência, que já provaram que sabem jogar bola e que já nadaram por águas internacionais. Apesar da grande gordura armazenada, Daniel Carvalho é um exemplo de camarão fisgado pela Ilha Palmeiras. Mas o melhor camarão pescado nos últimos meses foi o meia Jadson, que foi às redes da Ilha Tricolor.

Osvaldo: um anfíbio promissor
Em nosso segundo mergulho, podemos observar outra espécie marinha: os girinos. Os girinos são pequenos seres, novos, que ainda têm muita água para nadar, mas que já demostram possuir um bom potencial e têm tudo para se tornarem grandes anfíbios no futuro. São apostas, podem dar certo... ou não. Os últimos exemplos que foram retirados do mar são: Juninho, lateral-esquerdo fisgado pela Ilha Palmeiras; Felipe, ex-jogador do Bragantino, que é zagueiro e irá atuar pela Ilha Corinthians; por fim, Osvaldo, pescado recentemente pela Ilha Tricolor.



Neste terceiro mergulho, apresento-lhes mais uma espécie de jogador, muito comum nos mares e nas ilhas brasileiras. São as ostras. As ostras costumam ser muito importantes para suas ilhas, porém, elas estão sempre de olho em uma coisa: na sua pérola. Assim, procuram sempre praias onde suas pérolas serão mais valorizadas. Os exemplos que mais estiveram na mídia nos últimos tempos foram Diego Tardelli, que achou que sua pérola valia mais do que R$ 300 mil mensais, oferecidos pela Ilha Palmeiras; e Ronaldinho Gaúcho, que ameaçou abandonar as Ilhas Flamingas, por ter alguns milhões atrasados a receber de sua terra. Também incluem-se nessa categoria todos os jogadores que trabalham em qualquer ilha dos Emirados Árabes ou do Catar.

Uma ostra dentuça?

No quarto mergulho, estamos diante de uma espécie evitada por todos os habitantes: os bagres. É o atleta que todo mundo sabe que não vai dar certo, mas que os presidentes de ilhas insistem em lhes dar abrigo. É o caso de: Carlos Alberto, pescado pela Ilha Palmeiras, mas, depois devolvido ao mar; Rivaldo, lateral-esquerdo que também jogava em Palmeiras, também foi arremessado de volta ao mar e que, para a infelicidade dos pernambucanos, foi fisgado pela Ilha do Retiro; Ainda em Palmeiras (que parece ser a Ilha dos Bagres), há quem diga que o “camarão” Daniel Carvalho é na verdade um bagre; Por fim, o Bahia fisgou Coelho (apesar do nome de mamífero, é um bagre), que também parece ser um grande erro.

Ruinvaldo: o rei dos bagres
Em nosso último mergulho, vamos observar uma espécie peculiar de atleta-marinho. São as traíras. Toda temporada de pesca, surge um certo peixe que migra-se de uma ilha, para a ilha inimiga. Pois bem, vocês já devem saber que a traíra da vez é Thiago Neves, que jogava pela Ilha Fluminense, foi para as Ilhas Flamingas e agora está de volta na Fluminense... Habitantes das duas ilhas estão furiosos e prometem arrancar a sua escama! Mas uma coisa é certa: apesar de traíra, ele esbanja habilidade.

Thiago Neves: Never trust


Senhoras e Senhores, estamos de volta à Ilha da Realidade. Espero que tenham gostado do passeio, se divertido e ficado um pouco mais por dentro sobre a movimentação dos mares do futebol.

2 comentários:

  1. Renan! mais sua reportagem está excelente.Ainda mais que agora a notícia é o mar........
    Vamos vender seu peixe.... Você está muito bom.
    bjos
    tia Glória

    ResponderExcluir
  2. Grande Capitão Renan! Parabéns pela criatividade, o Brasil precisa de gente como vocês do Blog GdL para fazer o que poucos sabem, mas de uma forma diferente e divertida.

    ResponderExcluir