sábado, 14 de janeiro de 2012

Negócio da Ucrânia

por Gabriel Hirabahasi

O meia Jadson fechou por três anos com o São Paulo (Foto: Giampiero Sposito/Reuters)

“Jadson finalmente é do Tricolor. Para a alegria do torcedor são-paulino a novela teve um final feliz. Após longas negociações iniciadas em novembro, São Paulo FC e FC Shakhtar Donetsk chegaram a um acordo para a transferência do meio-campista.”

Esse foi o começo do texto que anunciava a chegada de Jadson ao Tricolor Paulista, disponível no site do próprio São Paulo. Ótimo meio-campista que chega para organizar o setor. Há tempos a torcida são-paulina não via um camisa 10 de ofício como Jadson. O último camisa 10 de fato (que joga na “posição 10”, ou seja, funciona como um cérebro para o time) que o São Paulo teve foi Danilo, que deixou o clube em 2006.

O que mais chama a atenção na contratação não é apenas a qualidade do reforço, mas também a quantidade de dinheiro envolvida na transação. Para contar com o meia, foram gastos 3,8 milhões de euros mais 30% dos direitos econômicos de um atleta a ser escolhido pelos ucranianos (inicialmente Wellington e Casemiro são os que mais interessam). Essa quantia equivale a cerca de 8,6 milhões de reais. OITO MILHÕES E SEISCENTOS MIL REAIS! No atual mercado isso é praticamente uma mixaria. O lateral-esquerdo Alex Sandro, titular da seleção sub-20 e revelação do Santos, deixou o clube da Baixada Santista por 10,5 milhões de euros (cerca de 23,7 milhões de reais). Seu companheiro de clube e seleção Danilo foi vendido por 13 milhões de euros (cerca de 29,4 milhões de reais). No entanto essas contratações são de jogadores valorizados por conta da campanha vitoriosa do Santos nesse ano, sem contar das participações na Seleção Brasileira.

Os ex-corintianos Bruno César e Dentinho deixaram o Timão por 6 milhões e 7,5 milhões de euros (cerca de 13,5 e 17 milhões de reais) respectivamente, ambos após a perda da Libertadores, mas ainda são novos, tidos como promessas. O lateral-esquerdo Gabriel Silva for vendido recentemente para a Udinese, da Itália, pelo mesmo preço que Jadson (segundo a imprensa europeia, estima-se que a transação gira em torno de 3,8 a 4 milhões de euros).

Voltando à tese inicial: após ver todas essas cifras que giraram no futebol brasileiro nesse último ano, vemos que a quantia paga pelo São Paulo para contar com o meia Jadson valeu a pena. Para  se ter noção, o meia Marlos deixou o time paulista esse ano por 5 milhões de euros (algo próximo a 9,2 milhões de reais)! O também meia Alex veio para o Corinthians em 2011 pela quantia de 14 milhões de reais!!  O meio-campo Ibson chegou ao Santos também em 2011 pela mesma bagatela de 4 milhões de euros!!! Agora, convenhamos que Jadson é melhor que todos os meias citados acima: quanto a Marlos e Ibson não há discussão, quanto a Alex o assunto é um pouco mais polêmico, mas, ao menos em minha opinião, Jadson é melhor tecnicamente que o meio-campista corintiano (afinal, basta ver que nos últimos tempos o meia recém-contratado pelo São Paulo foi figura constante nas convocações de Mano Menezes para a Seleção Brasileira).

Outra discussão que pode ser puxada por esse assunto, mas que eu não pretendo me aprofundar, é a  tentativa do Corinthians em contratar Montillo. O Timão ofereceu algo perto de 8 milhões de euros ao Cruzeiro pelo meia, mas o time mineiro recusou a proposta. Será que Montillo vale mesmo o dobro de Jadson? Será que ele é duas vezes o jogador que o Jadson é? No fim, quem é mais insensato: o Corinthians de oferecer tanto dinheiro assim pelo argentino, ou o Cruzeiro, em não aceitar e concretizar um bom negócio?

Bom, como disse que não me aprofundaria nesta discussão, deixarei para outro momento. Concluindo o texto, gostaria de elogiar a diretoria são-paulina pelo ótimo negócio que foi feito: esse é literalmente aquele BOM e BARATO que tanto falam. Bom e barato não é o Zelão, não é o Pedro Carmona, mas sim o Jadson. Acho que essa deve ter sido uma das melhores contratações do futebol brasileiro nos últimos tempos. Basta ver se o meia corresponderá a todas as expectativas em campo.


@Gabriel_gch

2 comentários:

  1. Realmente, pros dias de hoje, é uma mixaria! Algo legal que eu vi foi no blog do Menon, na UOL: o São Paulo mal gastou nas 2 contratações da temporada: saiu Marlos, entrou Jadson, e saiu Jean, entrou Cortês, então a balança ficou equilibrada. Outra coisa, mesmo eu sendo são-paulino, gosto muito do futebol do Alex do Corinthians, principalmente do chute dele (como no amistoso ontem contra o Flamengo e em diversas faltas que ele cobrou ano passado), então não sei quem é melhor dos dois, mas com certeza o Jadson foi uma boa contratação. Tomara que consiga render junto com Lucas e Luís Fabiano, tem tudo para ser um bom trio (e talvez, um quarteto com Fernandinho ou, se Deus quiser, algum 2º atacante melhor)!

    ResponderExcluir
  2. Se viesse um segundo atacante bom, o São Paulo fica muito forte cara. E realmente o São Paulo mal gastou msm, e contratou bem. Quanto ao Alex, eu também gosto dele, só acho que ele é supervalorizado, algumas pessoas o elogiam como se ele merecesse ser o camisa 10 da Seleção Brasileira, titular absoluto. Acho ele bom jogador, mas nem tudo isso. Valeu ae pelo comentário ;D

    ResponderExcluir