segunda-feira, 22 de agosto de 2011

LFP - O campeonato espanhol


A série de especiais sobre os campeonatos nacionais da Europa teve início semana passada com nossos colunistas João Jacetti e Gabriel Hirabahasi. Hoje continuaremos com mais um capítulo, e não é qualquer um, trata-se do país atual campeão do mundo, cuja base compõe o também atual campeão europeu. Mas não adianta fazer suspense, o título já anunciou: é o Campeonato Espanhol.



Que a Liga das Estrelas é disputada ninguém pode negar, mas é fato que ela é historicamente dominada por apenas dois times. Há vários grandes, é verdade, mas também há os dois gigantes Barcelona e Real Madrid, que tiram o sono e as chances de qualquer outro que tente se destacar. Isso fica claro nos números: em 55 edições somente nove clubes tiveram a honra de ser campeões.

Apenas para efeito de comparação, de 2000 a 2011 o Barcelona foi campeão cinco vezes, o Real Madrid levou quatro e o único que ofereceu algum perigo, conquistando dois nacionais, foi o Valencia. Clube este, aliás, que com 71 pontos foi o terceiro na tabela da última temporada. Pontuação que seria considerada ideal no campeonato brasileiro, já que o Fluminense conseguiu exatamente a mesma e foi campeão em 2010. Mas no espanhol os números são outros, o segundo lugar ficou com o Real Madrid e seus 92 pontos, perdendo apenas para os 96 do Barcelona.

Esta temporada não parece ser diferente. Quanto aos elencos, a equipe catalã manteve sua base, contratou o camisa 9 chileno Alexis Sánchez e também garantiu o retorno de Cesc Fàbregas. O time merengue aposta em jovens como o zagueiro francês Raphaël Varane e o meia turco Nuri Sahin, além de jogadores já conhecidos como Fábio Coentrão e Hamit Altintop. Correndo por fora, o Málaga encheu seu carrinho de compras: os meias Joaquín e Santi Cazorla e o volante Jeremy Toulalan farão companhia ao também recém-chegado - mas muito conhecido - Ruud van Nistelrooy.

O favoritismo dos dois principais times não significa que um deles já é o campeão, muito menos que não haverão grandes jogos. Apesar de que na situação atual, jogos feios têm sido o menor dos problemas a serem discutidos. Afinal, uma crise envolvendo jogadores e a liga ameaça a temporada de um dos melhores campeonatos do mundo.


A Associação de Jogadores Espanhóis (AFE) convocou uma greve para as duas primeiras rodadas buscando um acordo com a Liga de Futebol Profissional (LFP) da Espanha, à respeito de quase 200 jogadores com salários atrasados. Segundo a AFE, os pagamentos que não foram efetuados alcançam 50 milhões de euros (cerca de 115 milhões de reais). Com quatro reuniões já realizadas e nenhum entendimento entre as partes, a primeira rodada - que deveria ter começado no último sábado - já não aconteceu.

As negociações continuam nesta terça-feira, caso o assunto seja resolvido, os órgãos terão duas opções: atrasar todas as rodadas em uma semana ou começar o campeonato da segunda, remarcando as partidas do que seria a rodada inicial. A maior parte da dívida é dos times considerados pequenos, mas representantes das grandes equipes, além de treinadores, também apoiam o movimento.

Para nós brasileiros isso é algo inédito, já que raramente vemos nossos jogadores se unindo em prol de alguma causa. Entre um campeonato muito disputado ou jogadores com maior comprometimento, o melhor que fazemos é acompanhar os dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário