domingo, 28 de agosto de 2011

Mercado da Bola - Atualização

por Léo Zacarin

    Enquanto rolava a série sobre as principais contratações do futebol europeu, o mercado continuou agitado e muita coisa aconteceu. Portanto, nada mais justo que uma atualização especial com mais transferências pra você, aqui no GdL!

   A Roma trouxe mais três reforços depois do especial sobre o mercado italiano. O goleiro holandês Maarten Stekelenburg, vindo do Ajax, da Holanda, que disputou a última Copa do Mundo, chega para assumir o gol da equipe romana.
    Outro jogador contratado para a defesa é o zagueiro dinamarquês Simon Kjaer. O jogador pertence ao Wolfsburg, da Alemanha, e chega à Roma num empréstimo avaliado em 2 milhões de Euros. Kjaer também disputou a Copa de 2010.
    O terceiro atleta que se apresentou na equipe da capital italiana é o argentino naturalizado italiano Pablo Osvaldo. O meia-atacante estava no Espanyol de Barcelona, e já passou por Fiorentina e Bologna antes de mudar para a Espanha. Osvaldo custou 18 milhões de Euros aos cofres romanos.

    No Catania, a novidade é o experiente zagueiro Nicola Legrottaglie. O italiano de 34 anos, revelado no Bari e que se destacou durante as 8 temporadas como jogador da Juventus, ficou a última temporada no Milan, mas não tinha muito espaço no time. Legrottaglie chega ao Catania numa transferência livre.

    A Fiorentina acertou com o volante marroquino Houssine Kharja. Com 28 anos, Kharja chega à Viola depois de pertencer ao Genoa e ter uma rápida passagem pela Internazionale. O valor da transferência foi de 2 milhões e 500 mil Euros.

    A Vecchia Signora tirou o montenegrino Mirko Vucinic da Roma por 15 milhões de Euros. O atacante de 27 anos jogou 4 temporadas no Lecce e 5 na equipe da capital, e chega à Juventus para dar movimentação a um ataque que já tem Luca Toni, Matri e Iaquinta.

    A novidade no Milan é o meia Alberto Aquilani, ex-Roma e Juventus. O armador pertence ao Liverpool, mas, sem espaço na equipe inglesa, foi emprestado à Juve na temporada passada e agora desembarca em Milão. Aquilani disputou a Euro 2008 pela Azurra.

    Finalizando o giro pela Itália, mais um empréstimo: Goran Pandev, vindo da Internazionale, jogará essa temporada no Napoli. O macedônio ex-Lazio tem 28 anos e 53 partidas pela seleção da Macedônia.

 
    Já na Inglaterra, temos duas novidades no time do Chelsea: uma é o meia-atacante Juan Mata, ex-Valência, que custou 30 milhões de Euros para o time londrino. O jogador de 23 anos estava no grupo da seleção espanhola campeã da Copa do Mundo do ano passado.
     A outra novidade é a revelação belga Romelu Lukaku, ex-Anderlecht. O garoto de 18 anos já jogou 9 vezes pela seleção principal da Bélgica e é apelidado de "Novo Drogba".

    O Liverpool, que não fez questão de economizar nessa janela, contratou também o zagueiro uruguaio Sebastian Coates, que jogava no Nacional. Os Reds pagaram 8 milhões de Euros pelo defensor da seleção celeste campeã da última Copa América.

    Os tempos de "primo pobre" de Manchester definitivamente acabaram para o City. A última bolada gasta pelo time mais rico da atualidade foram 28 milhões de Euros para tirar o francês Samir Nasri do Arsenal. O meia revelado no Olympique de Marselha jogou 3 temporadas nos Gunners e participou da Euro 2008 com a seleção francesa.

    Emmanuel Adebayor, jogador do Manchester City e que estava emprestado ao Real Madrid, foi emprestado novamente, agora para o Tottenham. O togolês de 27 anos foi revelado pelo Metz, da França, e ainda jogou por Monaco e Arsenal antes de chegar ao City. Disputou a Copa de 2006 com a seleção de Togo.


    Tem novidade também na Espanha! Após embolsar 45 milhões de Euros com a venda de Agüero para o Manchester City, o Atlético de Madrid gastou 52 milhões em duas contratações: 40 no colombiano Falcao Garcia, atacante ex-Porto, e 12 no turco Arda Turan, que estava no Galatasaray.
   Falcao, de 25 anos, foi revelado no River Plate e chegou ao Porto em 2009. O avançado disputou a Copa América desse ano com a seleção colombiana.
    Já Turan, de 24 anos, foi revelado no próprio Galatasaray, atuando 145 vezes pela equipe turca. Já pela seleção, disputou a Eurocopa de 2008, quando a Turquia chegou às semifinais.

    O melhor time do mundo também contrata! A novidade no Barcelona foi revelada pelo próprio clube e chega depois de uma novela de duas temporadas. Francesc Fàbregas estava desde 2003 no Arsenal e foi repatriado pelo time espanhol por 29 milhões de Euros. O meia disputou as Copas de 2006 e 2010 pela seleção da Espanha, além da Euro 2008.


    O mais novo ricasso do mundo do futebol continua contratando sem parar. A novidade no futebol francês e do PSG é o zagueiro Diego Lugano, famoso no Brasil por ter defendido o São Paulo. Lugano foi revelado no Nacional e estava no Fenerbahçe desde 2006. Foi campeão da Copa América deste ano, além de disputar a Copa do Mundo de 2010 e a Copa América de 2007.


    Para finalizar, outro time que foi comprado há pouco tempo e tem investido pesado em seu elenco. Depois de Roberto Carlos, Jucilei e Diego Tardelli, o Anzhi contratou o meia Yuri Zhirkov, ex-Chelsea, que disputou a Euro 2008 com a seleção russa. Mas o armador não é a principal contratação da equipe: o renomado atacante Samuel Eto'o também reforça o Anzhi e, a partir dessa semana, é o jogador mais bem pago do mundo: serão mais de 40 milhões de reais por ano para o camaronês, que já disputou 3 Copas do Mundo e vestiu as camisas do Real Madrid, do Barcelona e da Internazionale.



Nenhum comentário:

Postar um comentário