domingo, 2 de outubro de 2011

Como se posicionar?


Use uma dessas pra montar seu time de acordo com as informações abaixo! Foto: http://esporteonline.com

Na última quarta-feira, a galera do GdL fez a terceira Twitcam do blog. À minha pessoa coube mediar o debate, mas sem deixar de comentar. Beleza. Twitcam rolando, tudo lindo e saltitante, até que surgiu o assunto 'retorno de Luís Fabiano ao São Paulo' (clique aqui para saber mais). Nós, colunistas, falávamos que, antes da chegada do Fabuloso, o posicionamento de Lucas, enfiado entre os zagueiros, não era o mais adequado para o garoto. Eis que eu, na minha humilde residência opinião, mandei: "Acho que o Lucas não rende jogando de 'Centre'. Gosto muito mais dele atuando como 'Attacking' ou, no máximo, como 'Secondary' ou 'Wing'." Pra quê ? Na hora, fui repreendido pelo João Jacetti. Que vergonha! Com o orgulho ferido, resolvi fazer um post pra explicar como é que funciona essa bagunça para quem ainda não sabe. Os jogadores de PES e/ou FIFA vão entender bem. E, João Jacetti: quem bate esquece, meu caro. Quem apanha, não.


Goal Keeper
Foto: http://sportsstarclub.blogspot.com

Na moral, só estou colocando esse pra não ficar com a consciência pesada. Qualquer macaco treinado sabe que esse é o tiozinho que fica embaixo das traves, com uma roupa diferente e pegando a bola com a mão. Goleiro, guarda-redes, frangueiro, etc: todo bom time começa por um bom desses.

Os melhores: Marcos (Palmeiras), Petr Cech (Chelsea-ING), Gianluigi Buffon (foto / Juventus-ITA), Iker Casillas (Real Madrid-ESP)

Os piores: Fernando Henrique (Ceará), Wojciech Szczesny (Arsenal-ENG), Paul Robinson (Blackburn-ENG), Felipe Altarugio (GdL)

Centre Back
Foto: http://thesun.co.uk

Esses são os que formam o miolo da zaga. Geralmente são dois pernas-de-pau que não deram certo como atacante e jogam dando bicudo lá atrás. Tem muito caneludo e cavalo jogando de zagueiro por ai, mas também tem muita gente boa. Vale ressaltar: no vídeo-game, existe também o SW (sweeper), que nós conhecemos como líbero e que é aquele cara que joga no comando da defesa.

Os melhores: Dedé (Vasco), John Terry (foto / Chelsea-ING), Alessandro Nesta (Milan-ITA), Vincent Kompany (Manchester City-ING)

Os piores: Domingos (Portuguesa), Jonny Evans (Manchester United-ING), Walter Samuel (Internazionale-ITA), Nicolas Burdisso (Roma-ITA)

Side Back
Foto: http://quanto-custa.com

Aqui, a gente chama o carinha que fica na ponta e de um lado só de lateral mesmo. O LB (left back) e o RB (right back) servem para especificar as posições de lateral esquerdo e lateral direito, respectivamente. Os laterais são os que mais sofrem: têm que ficar indo e voltando, subindo e descendo, marcando e correndo sem parar, porque têm funções de ataque e defesa simultaneamente.

Os melhores: Cicinho (Palmeiras), Kléber (Internacional), Ashley Cole (Chelsea-ING), Daniel Alves (foto / Barcelona-ESP)

Os piores: Márcio Careca (Vasco), Nei (Internacional), Paulo Ferreira (Chelsea-ING), Fabio Grosso (o próprio nome já diz tudo / Juventus-ITA)

Defensive Midfielder
Foto: http://mtnfootball.com

Esses são os famosos volantes. Ficam no meio, mas quase não armam. Marcam muito, mas não são zagueiros. Ficam mais ou menos na intermediária defensiva para desarmar a equipe adversária e iniciar o ataque, mas não são os donos do "passe diferenciado" nem da "genialidade". São os leões de chácara.

Os melhores: Ralf (Corinthians), Yaya Toure (foto / Manchester City-ING), Michael Essien (Chelsea-ING), João Moutinho (Porto-POR)

Os piores: Fábio Rockembach (Grêmio), Alexandre Song (Arsenal), Fernando Gago (Roma-ITA), Massimo Ambrosini (Milan-ITA)

Centre Midfielder
Foto: http://soucomoaprimavera.blogspot.com

Essa é a classe operária e mais injustiçada dentro das quatro linhas. Além de ajudarem os volantes nos desarmes e na marcação, ainda têm mais qualidade para poder ajudar na armação, podendo até chegar e marcar seus golzinhos de vez em quando. No dia a dia, é normal serem confundidos com os volantes, mas aqui no GdL não tem erro!

Os melhores: Marcos Assunção (Palmeiras), Xavi Hernández (foto / Barcelona-ESP), Luka Modric (Tottenham-ING),  Ryan Giggs (Manchester United-ING)

Os piores: Carlinhos Paraíba (São Paulo), Ramires (Chelsea-ING), Mathieu Flamini (Milan-ITA), Taddei (Roma-ITA)

Side Midfielder
Foto: http://premiereleaguebrasil.com.br

Os meias pelos lados também se desambiguam em LMF (left midfielder) e RMF (right midfielder), jogando respectivamente dos lados esquerdo e direito do campo. Esses meias costumam jogar na mesma linha dos meias centrais, à frente dos volantes, mas bem abertos pelas pontas. Para isso, têm de ser velozes e ter bom chute de longa e média distância.

Os melhores: Elkeson (Botafogo), Fábio Coentrão (Real Madrid-ESP), Nani (foto / Manchester United-ING), Arjen Robben (Bayern de Munique-ALE)

Os piores: Lincoln (Avaí), Esteban Granero (Real Madrid), Silvestre Varela (Porto-POR), Sulley Muntari (Internazionale-ITA)

Attacking Midfielder
 Foto: http://lateral-esquerdo.blogspot.com

Esses são, geralmente, os craques dos times. São habilidosos, rápidos, inteligentes e têm uma visão de jogo diferenciada. Decidem jogos sozinhos e são os ídolos dos times em que jogam. Gostam da camisa 10 e são líderes em assistências, mas também marcam muitos gols. É a nata do talento dentro de campo!

Os melhores: Ganso (Santos), David Silva (Manchester City-ING), Kaká (Real Madrid-ESP), Messi (foto / Barcelona-ESP)

Os piores: Morais (Corinthians), Yossi Benayoun (Arsenal-ING), Jádson (Shakhtar Donetsk-UCR), Ricardo Álvarez (Internazionale-ITA)

Wing Forward
Foto: http://diariodocentrodomundo.com.br

Os chamados "pontas" também são geralmente habilidosos e muito rápidos, mas são fominhas demais para armar o time e querem comer a bola ou levá-la pra casa. Jogam abertos pelas laterais, mas mais próximos do gol que os SMFs. Apoiam bastante o ataque e de vez em quando voltam para ajudar na marcação.

Os melhores: Neymar (foto / Santos), Cristiano Ronaldo (Real Madrid-ESP), Aaron Lennon (Tottenham-ING), Ashley Young (Manchester United-ING)

Os piores: Luan (Palmeiras), Maikon Leite (Palmeiras), o time do (Palmeiras), Felipe Vaitsman (GdL / torcedor do Palmeiras)

Secondary Striker
Foto: http://cesargavin.blogspot.com

A posição de segundo atacante exige, além de técnica e frieza para as conclusões, muita generosidade e altruismo. Os jogadores que atuam nessa posição recebem a bola de frente para os zagueiros, e têm mais velocidade que os CFs (veja abaixo). A pontaria certeira é indispensável dentre as características de um bom segundo atacante.

Os melhores: Dagoberto (São Paulo), Wayne Rooney (foto / Manchester United-ING), Alexandre Pato (Milan-ITA), Luiz Suárez (Liverpool-ING)

Os piores: Álvaro Negredo (Sevilla-ESP), Pablo Osvaldo (Roma-ITA), Amauri (Juventus-ITA)

Centre Forward
Foto: http://jogadadefeito.blogspot.com

Pesadões, troncudões, brigadores: esses são os famosos centroavantes. São os finalizadores, os "fazedores de gols", que jogam de costas para a zaga, fazendo o papel de pivô, mas também sempre estão lá pra só empurrar pras redes ou pra subir no terceiro andar e conseguir um cabeceio. Aqui aparece a linha mais tênue do futebol: a que separa um atacante de um zagueiro. Um centroavante caneludo geralmente vai parar na zaga. Mas um centroavante competente sempre está nas graças da torcida.

Os melhores: Leandro Damião (Internacional), Karim Benzema (Real Madrid-ESP), Zlatan Ibrahimovic (foto / Milan-ITA), Didier Drogba (Chelsea-ING)

Os piores: Washington (Ceará), Diego Milito (Internazionale-ITA), Gonzalo Higuaín (Real Madrid-ESP), Marco Borriello (Roma-ITA)

Obs. 1: É claro que diversos jogadores jogam em mais de uma posição. Procurei descrever, portanto, a posição de origem dos mesmos e/ou onde, na minha modesta opinião, eles rendem mais.

Obs. 2: Obviamente, não é possível citar aqui todos os melhores e piores de cada posição. Foi apenas uma tentativa de ilustração.

Obs. 3: O que está aqui expresso é a opinião do colunista, não da equipe do blog. A opinião do leitor é respeitada acima de qualquer coisa. Portanto, querido leitor, pode me cornetar à vontade e opinar nos comentários.

Obs. 4: João Jacetti, aparece lá na vila que eu te deixo furado igual uma peneira.


4 comentários:

  1. Sobre esse post, bem escrito. Mas falar que eu tô no mesmo nível de Robinson e Fernando Henrique é sacanagem. Eu deveria estar na lista dos melhores, e, se tivesse, dos mais bonitos também.

    ResponderExcluir
  2. Cara, percebi que se juntar todos os brasileiros "dos piores" dá um puta time no Cartola.

    ResponderExcluir
  3. Bom ,não ,bom não ótimo post tem muito cara que eu conheço que acha que sabe alguma coisa de futebol que deveria ler esse post umas trezentas vezes pra saber qual é sua verdadeira posição.
    Pelo menos a maioria que eu conheço se ler esse post vai voltar para o lugar de onde nunca deveria ter saido (da arquibancada).
    Prabens pelo post.

    ResponderExcluir