domingo, 18 de dezembro de 2011

Os meninos voltaram maduros


Torcedores do Barça estavam presentes no Japão, palco da decisão (Foto: veja.com)

O que faz alguém acordar às 8h30 da manhã em pleno domingo? O amor por um time? A expectativa de ver uma grande partida de futebol? O show à parte que o melhor jogador do mundo faz com a bola?

Seja lá qual foi o motivo, todo apaixonado por futebol colocou o despertador para funcionar e saiu da cama mais cedo nesse domingo. No caso do torcedor do Santos, o despertador nem foi necessário: o santista espera o dia de hoje desde de 22 de junho, quando a equipe conquistou a Libertadores e ganhou o passaporte para o Mundial Interclubes.

A tarefa não era nada fácil. Depois de passar pelo Kashiwa Reysol, o alvinegro praiano teria que vencer o Barcelona para levar a taça ao litoral paulista. Era aí que estava o grande problema do Santos. Como vencer a melhor equipe do mundo? Como bater um time que é considerado por muitos um dos melhores da história? Como parar Iniesta, Xavi, Fàbregas e Messi?

Essas foram as perguntas que circularam pelos programas esportivos ao longo dos últimos dias, gerando uma discussão inútil: se realmente existisse uma fórmula para competir frente a frente com o Barça, não tenha dúvidas de que o técnico Muricy Ramalho já estaria trabalhando em cima dela.

Porém, é preciso frisar um fato: o Barcelona não é uma equipe imbatível. Prova disso é que o time catalão perdeu para o modesto Getafe, há menos de um mês. É claro que foi apenas um deslize em um jogo do Campeonato Espanhol, ao passo que a partida de hoje era uma decisão de Mundial. Mas se algum jogador do Santos realmente acreditasse que o Barcelona é um time invencível, não seria preciso nem entrar em campo.

Foi assim que os Meninos da Vila foram ao jogo de hoje. Sabiam que estavam prestes a enfrentar uma equipe brilhante, mas estavam determinados a vencer para escrever seus nomes na história do clube.

Duelo Neymar X Messi finalmente aconteceu (Foto: Agência Reuters)
Apita o árbitro. Começa a final do Mundial Interclubes da FIFA. Por uma manhã, o Santos representa todo o país. Com certeza muitos torciam contra o alvinegro, porém, uma vitória santista representaria uma vitória do futebol brasileiro. Se eles têm o melhor time do mundo, nós temos o melhor futebol do mundo.

Mas o Peixe já foi fisgado logo aos 16 minutos do primeiro tempo: Xavi deixou Messi na cara do gol, que, com categoria, colocou a bola nas redes. Sete minutos depois, Xavi aproveitou um rebote e marcou o segundo do Barcelona. No último minuto da primeira etapa, mais um gol, dessa vez de Fàbregas, após duas defesas de Rafael. Ao final do primeiro tempo, o jogo já estava liquidado: 3x0.

O pior é que o resultado estava justo, se é que o Barcelona não merecia mais. Era um jogo de um time só: a equipe catalã mantinha a posse de bola, criava chances, perdia gols e o Santos se limitava a assistir ao espetáculo.

Qualquer time que vence por 3x0 (ou até menos que isso) com certeza põe o pé no freio, passa a ser mais cauteloso e administra a partida. Mas o Barcelona não é um time normal. Veio o segundo tempo e o cenário continuou o mesmo: a equipe espanhola dominava a partida e queria aumentar a goleada. O Santos melhorou e resolveu jogar. Neymar perdeu um gol cara a cara com o goleiro e Borges também teve uma boa chance. Mas foi só. Provando que ainda é o melhor jogador do mundo, Messi ainda fez um belo gol na segunda etapa e sacramentou a vitória: 4x0, 73% de posse de bola e título para o melhor time do mundo.

Deu óbvio: Barça campeão (Foto: AP)
Ponto final. Meu texto poderia acabar por aqui. Porém, como fiz bastante cera, acho que esta crônica merece alguns parágrafos de acréscimo para fazer algumas considerações sobre o que aconteceu de importante depois dos 90 minutos.

Primeiro, ao Barcelona: parabéns, vocês mostraram mais uma vez o quão fantástico é o futebol de vocês. Porém, tenho certeza de que isso é fruto de muito trabalho. Por isso, acho válido que vocês comemorem com mais entusiasmo o resultado e o título (para quem não viu, foram alguns comprimentos, uma dancinha típica da Cataluña e só). Ou eu estou sendo muito brasileiro ao pedir isso? 

Jogadores do Barcelona e suas comemorações modestas (Foto: Agência Reuters)

Segundo, ao Santos: orgulhem-se de ter conquistado uma Libertadores, ter chegado ao Mundial e ter enfrentado o Barcelona. Não é qualquer jogador que tem essas oportunidades. Ao final do jogo, Neymar deu a seguinte declaração: “Li uma entrevista do Guardiola, técnico do Barcelona, em que ele disse que antes de ganhar, o Barcelona aprendeu a perder. É o que precisamos levar daqui”. O atacante, que sempre é contestado pelo seu comportamento, disse exatamente o que o Santos precisa fazer: aprender que sempre é possível melhorar e que a derrota faz parte de uma campanha vitoriosa. Amadureçam, reergam-se, porque vocês, Meninos da Vila, têm muito futuro pela frente.

2 comentários:

  1. Renan, você realmente viu tudo e assistiu com a maior classe. Merece meus cumprimentos pela reportagem. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Renan, parabéns pela reportagem e estou orgulhosa pela maneira como você se expressa e como gosta do que faz.

    ResponderExcluir