quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Dias escuros


(Foto: jblog.com.br)

Quarta-feira. O dia vai chegando ao fim, o céu já está escuro, mas as nuvens escondem as estrelas. Aqui embaixo acontece a mesma coisa: falta brilho no dia de hoje. Metáforas à parte, o brasileiro está acostumado a ver uma partida de futebol nesse dia da semana, seja no estádio, no bar ou em casa. A quarta-feira à noite é um momento de alívio no meio da agitada semana do trabalhador brasileiro. É o momento de pegar seu ingresso, sua cerveja ou sua pipoca e esquecer o mundo lá de fora. A “hora-que-termina-a-novela” é a hora sagrada em nossa terra.

Mas nessa época do ano, as coisas não funcionam dessa forma. Assim como os trabalhadores, o futebol brasileiro também está de férias. E o povo já está sentindo falta de torcer, gritar, chorar e se emocionar.

Valter Palito, um ilustre senhor cuja história já foi contada aqui, lamenta essa falta de jogos para assistir. “Não é possível! Eu me recupero do coma e parece que o Brasil é quem está em coma. Nada de futebol. Na televisão, só passa retrospectiva e outras baboseiras. Nos grandes portais esportivos, só tem falsas especulações de quem será contratado e dispensado. No Gol de Letra E.C só tem textinhos natalinos, cartas para o Papai Noel e poeminhas sobre Idiotas. Está tudo parado”, reclama ele.

Valter Palito indignado com o que acontece no meio esportivo

O Sr. Palito tem razão. O Brasil está momentaneamente em coma. Se a bola não rola nos gramados, o nosso mundo também não gira. O futebol brasileiro faz uma falta gravíssima para nós. Digna de cartão vermelho.

Realmente a grande mídia esportiva parece entrar em crise nessa época do ano. Na falta de grandes pautas, vemos repetições do que melhor aconteceu durante o ano, matérias especiais (que, convenhamos, não têm nada de especiais) e o que é pior: especulações de transferências de jogadores. Assistimos a centenas de notícias que, em grande parte, não têm fundamento algum. Dezenas de jornalistas, “jornalistas” e não-jornalistas cravam que está tudo certo entre o jogador X e o time Y, ao passo que o próprio atleta X nem está sabendo de nada. Enfim, a imprensa vira uma bagunça que só tem fim no início da temporada.

Porém, existe um ponto em que Valter Palito não está certo. As férias chegaram, mas a qualidade dos posts do Gol de Letra E.C ainda é a mesma. Também é uma época difícil para nós e falta bastante assunto. Contudo, sempre encontramos alguma coisa para falar, comentar, analisar, nem que seja a própria falta de assunto.

O brilho não desapareceu, apenas se escondeu. A nós, cabe apenas esperar pelos dias ensolarados, que chegarão já no próximo mês. Enquanto nossos jogadores estão descansando, que tal fazer uma substituição, vestir nossa chuteira e bater uma bola? Vamos marcar uma pelada para o final de semana? Ah, nem precisa ser no final de semana, afinal, estamos de férias!

Uma coisa é certa: a nossa paixão pelo futebol nunca vai tirar férias.

Um comentário:

  1. Por mais que reclamamos dos jogadores, dos técnicos. Enfim, do futebol brasileiro. Estamos loucos para vê-los de volta ao gramado. Não é meu Re.? Maravilha. Sua estrela é danada ela brilha mesmo. bjos

    ResponderExcluir