terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Vai pra cima deles, Corinthians!


Antes de mais nada, gostaria de parabenizar todos os jogadores, comissão técnica e todos aqueles que participaram dessa brilhante campanha do Sport Club Corinthians Paulista no Campeonato Brasileiro de 2011. Caso você ainda não tenha visto, confira outros textos feitos como homenagem ao campeão brasileiro:


Pretendo ilustrar aqui nesse texto algumas partidas que tiveram brilho especial nessa campanha que culminou com o título. É claro que todas as vitórias foram importantes, todas valeram três pontos, e, sem uma delas, o Corinthians não seria campeão. Mas algumas tiveram algo a mais, algo que chamasse a atenção dos olhos do torcedor. 

26 de junho de 2011 - Corinthians 5 x 0 São Paulo

"Freguês que é bom sempre volta" (Foto: Evelson de Freitas/Agência Estado)
A primeira partida a ser citada não poderia ser outra: os cinco a zero que o Timão aplicou no São Paulo no Pacaembu. Aquela tarde foi histórica para qualquer corintiano, e não poderia ser diferente. O São Paulo era o atual líder da competição, acumulava 100% dos pontos disputados e vinha muito forte para o Majestoso (como é chamado o clássico). No entanto, o Tricolor sofria com os desfalques: para aquela partida não teria Lucas, que estava com a Seleção Brasileira, Rhodolfo, Miranda, Casemiro e Luís Fabiano, machucados, e Juan, suspenso. Porém, Marlos vivia boa fase após a eliminação na Copa do Brasil. Já o Corinthians vinha com o time quase inteiro completo (os desfalques eram Alessandro e Alex, que ainda não era titular).

Em campo, porém, o jogo não foi nada igual. Logo no primeiro tempo, o Corinthians já foi melhor, e a disposição tática dos jogadores são-paulinos, que era muito defensiva, ajudou para que o Alvinegro se impusesse em campo. No entanto, a superioridade ainda não era suficiente para que o Corinthians conseguisse abrir o placar. Ainda no primeiro tempo, um fator determinante para o decorrer do jogo: Carlinhos Paraíba fez falta dura em Weldinho e, como já possuía amarelo por ter discutido com Paulinho, foi expulso de campo. Isso bastou para que, no segundo tempo, o Corinthians liquidasse a partida.

Desde o começo da segunda etapa, o Alvinegro pressionou o rival, e, com apenas um minuto de jogo, Danilo fez um golaço e abriu o placar. Aos oito minutos, depois de Rogério Ceni defender uma cabeçada de Paulinho, a bola sobrou limpa para Liédson aumentar. Aos quinze, o próprio Levezinho girou sobre Xandão e marcou mais um. Aos 34, Danilo cruzou e Liédson fez seu terceiro, fechando seu hat-trick. Dois minutos depois, Jorge Henrique chutou de longe, e Rogério falhou: cinco a zero. Essa foi a primeira grande partida do Corinthians, e foi a primeira que deu realmente esperanças ao torcedor.

20 de julho de 2011 - Botafogo 0 x 2 Corinthians


No começo questionado, Fábio Santos fez um bom Campeonato
(Foto: Agência Estado)
A segunda partida marcante do Corinthians no campeonato foi diante o Botafogo. Não tanto por causa do rival, mas porque essa foi a nona vitória do Timão na competição, momento em que o time abria sete pontos de vantagem sobre o vice-líder São Paulo. Se em casa, contra o São Paulo, o Alvinegro demonstrou calma e controle da posse de bola, nessa partida foi diferente: o Corinthians demonstrou ser um adversário frio, que sabe marcar muito bem e é impiedoso nos contra-ataques. Aos 43 minutos da primeira etapa, Fábio Santos aproveitou a avenida deixada por Alessandro, o lateral botafoguense, avançou por ali e cruzou na medida para que Liédson marcasse.

No entanto, o Botafogo pressionava e tinha mais posse de bola. Tite fez mudanças que tiraram um pouco de velocidade do time: tirou o trio ofensivo, formado por Willian, Jorge Henrique e Liédson, para pôr Edenilson, Emerson e Alex. Aos 41 minutos, um lance que contribuiu para a queda de rendimento que o time teria nas próximas rodadas: Júlio César machucou o dedo mínimo em uma defesa simples e teve de continuar em campo, já que o treinador já havia realizado as três substituições permitidas. Aos 48 minutos, o Corinthians fechou o placar: Edenilson chutou forte e Paulinho aproveitou o rebote para fazer o gol.

17 de agosto de 2011 - Atlético-MG 2 x 3 Corinthians

Sheik saiu do banco para ser o melhor jogador em campo
(Foto: Tom Dib)

A terceira partida marcante do Corinthians na campanha foi contra o Atlético-MG. Essa merece ser citada pois foi uma prova da determinação da equipe paulista. O time dirigido por Cuca jogava em casa e chegou a abrir uma vantagem de dois gols ainda no primeiro tempo. Jogo perdido? Pelo contrário. Tite tirou Alessandro e pôs Emerson, e o Sheik foi essencial para a virada corintiana. Logo com três minutos de segunda etapa, Emerson recebeu passe de Danilo e mandou para as redes. Cinco minutos depois, partiu para cima de Réver dentro da área e sofreu o pênalti. O zagueiro atleticano foi expulso e, na cobrança, Alex empatou para o Timão. Aos 28 minutos, Liédson desempatou e fechou o placar. Emerson ainda sofreu outro pênalti, só que dessa vez o goleiro Renan Ribeiro defendeu o chute de Alex.

8 de setembro de 2011 - Corinthians 2 x 1 Flamengo

Liédson foi o artilheiro do Corinthians na competição, com 12 gols
(Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)
Esta foi, em minha opinião, a melhor partida do Corinthians no campeonato. O adversário era o Flamengo, e o duelo já era esperado, já que em boa parte do campeonato os dois times brigaram pela liderança. O clima era de decisão, e foi justamente com esse espírito que o Alvinegro entrou em campo. Logo no começo, encurralou o seu rival, com Paulinho e Emerson fazendo boa partida. No entanto, o Fla conseguiu suportar a pressão e revidar bem. Aos 28, Ronaldinho cobrou escanteio, Renato Abreu desviou e Deivid mandou para o fundo das redes. No restante do primeiro tempo, o Corinthians até tentou, mas esbarrou na falta de pontaria.

No segundo tempo, o Corinthians não teve o mesmo controle do primeiro. O Flamengo jogava mais solto e dominava a partida. O cenário começou a mudar quando, aos 14 minutos, Chicão cobrou falta que bateu no travessão: a pressão corintiana começava a aumentar. Um minuto depois, Gustavo, do Flamengo, em um ato de covardia, socou Liédson no estômago. O árbitro, no entanto, não viu o lance. Contudo, a virada do Corinthians estava próxima. Aos 17 minutos, o próprio Levezinho, recuperado da agressão, recebeu de Willian e chutou forte para empatar o jogo. A partir daí, o Todo Poderoso retomou o controle na partida, mas o Fla ainda assustava nos contragolpes. Por esse motivo, a partida começou a aderir excessivos traços de tensão, que resultaram em vários passes errados. O alívio para o Timão só veio no final, ao melhor estilo corintiano: Willian cruzou da direita, Paulinho chegou a desviar a bola e Liédson empurrou para as redes: GOL!

2 de Outubro de 2011 - Vasco 2 x 2 Corinthians

Apesar de ter culminado em um empate, essa partida merece ser citada pois foi o encontro de líder e vice-líder. Foi talvez uma das partidas mais tensas do campeonato: o Corinthians havia perdido a liderança para o Vasco e a distância era de dois pontos. Por isso, a vitória no confronto direto era essencial para a disputa do título. No entanto, o Corinthians não contava nem com Liédson, machucado, nem com Emerson, suspenso. Aos 15 minutos, Dedé pôs o Vasco na frente na briga pelo título. Porém, o Timão não se deu por vencido e, aos 20 minutos, empatou com Alex. Danilo recebeu bom passe de Paulinho e rolou para o meia fazer o gol de empate. No fim do primeiro tempo, o Corinthians ainda teve um motivo de reclamação (alguns podem discordar, mas, sim, acho que foi pênalti claramente): Jorge Henrique cabeceou a bola, que bateu no braço de Fágner (segue o vídeo).




O Vasco ainda teve tempo de desempatar o jogo: Fágner recebeu de Éder Luís, que fez boa jogada, e encobriu o goleiro Júlio César. O Corinthians não conseguiu se impor no jogo, mas, mesmo assim, aos 23 minutos do segundo tempo, chegou ao empate após cabeçada de Danilo. A partir desse momento, o Corinthians pressionou, teve várias chances com Danilo e Willian, mas não conseguiu desempatar. Com o resultado, a distância de dois pontos continuou, mas o Corinthians retornou à liderança logo na rodada seguinte, quando o Vasco perdeu para o Internacional por três a zero e o Corinthians venceu o Atlético-GO pelo mesmo placar.

20 de novembro de 2011 - Corinthians 2 x 1 Atlético-MG

O gol de Adriano pôs o Corinthians novamente na ponta isolado (Foto: Ari Ferreira)

Essa vitória merece um destaque especial pela força de determinação do time, aliada à volta de um craque. No domingo, o Corinthians entrou em campo para enfrentar o Atlético-MG pela 36ª rodada pressionado, já que o Vasco havia vencido seu jogo contra o Avaí no sábado e tomado a liderança do Timão provisoriamente. No primeiro tempo, o controle da partida foi visível: o time paulista tinha quase 65% de posse de bola, mas pecava nas finalizações. O Atlético-MG marcava bem, e Pierre, ex-Palmeiras, fazia boa partida na marcação de Danilo, principal armador da equipe em campo, já que Alex estava no banco.

No segundo tempo, um jogo totalmente diferente: logo aos dez minutos, o Atlético-MG abriu o placar com jogada ensaiada. A partir daí, o Corinthians partiu para cima. Só a vitória interessava. Perder a liderança em uma etapa tão crucial como essa seria irrecuperável. Tite pôs em campo Adriano e Alex nos lugares de Willian, que vinha fazendo bom jogo, e Danilo. O Atlético não tinha força para cadenciar o jogo ou mesmo atacar, e, por isso, gastava tempo com reposições de bola, “cai-cai” do goleiro e atendimento médico.

Mas o Corinthians não se deu por vencido, e, aos 32 minutos, empatou o jogo com Liédson. Alessandro, que há muito tempo não fazia um bom jogo com a camisa corintiana, avançou pela direita e cruzou pela medida para o camisa 9 empatar. O resultado já punha o Timão na liderança novamente, mas dessa vez com o mesmo número de pontos (ficando à frente apenas no número de vitórias) do Vasco. Mesmo assim, o Corinthians continuou pressionando. Até que, aos 43, Neto Berola perdeu bola no ataque e o Todo Poderoso mostrou que é impiedoso no contragolpe. Emerson arrancou e passou para Adriano, que ajustou sua passada e finalizou com rara felicidade. O Imperador estava sem ângulo, mas o chute foi perfeito, e ainda bateu na trave antes de balançar as redes. O ressurgimento de um craque, a afirmação de um time.

Aqui é Corinthians!
Pentacampeão! (Foto: Gustavo Tilio/Globoesporte.com)
Um time que não deixou de lutar em momento algum do campeonato. Marcado por viradas como essas duas citadas contra o Atlético-MG, além da vitória contra o Avaí, que não foi citada. Um time que tem a capacidade de dominar um jogo, como mostrou contra o São Paulo e no primeiro tempo contra o Atlético-PR no Pacaembu. Um time que sabe muito bem marcar e sair para o contra-ataque. Um time completo. Eu já disse várias vezes para amigos meus e repetirei: se os mesmos jogadores que hoje estão no Corinthians estivessem no América-MG (respeito o América, mas a força das duas camisas nem se comparam), sua equipe alcançaria o oitavo, sétimo lugar, talvez até brigasse pela última vaga da Libertadores. Mas o espírito de entrega e de luta que envolve o Corinthians foi determinante para a conquista do pentacampeonato. Mais do que o esquema tático, mais até do que os próprios jogadores. Viva o espírito guerreiro do Corinthians, tão bem representado por esse elenco de 2011. Parabéns!


@Gabriel_gch

2 comentários:

  1. Isso aí rapaz....Aqui é Corinthians
    Excelente texto.

    ResponderExcluir
  2. Sua análise e retrospectiva estão corretissimas. Apesar de não ser corintiano, parabenizo a todos, pois foi um título mais que merecido.

    ResponderExcluir