sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Mecenas do futebol


Por Wagner Alves

Antigamente, muito antes até da invenção do futebol, chamavam-se mecenas aqueles que porventura possuíssem muito dinheiro e investiam em cultura e arte em troca de status. Apesar de distante, o hábito volta à tona nos gramados de todo o mundo.
Milionários, sobretudo os provenientes da indústria petrolífera, investem em uma das artes mais famosas do mundo: o futebol. Times sem tradição sobem à tona de grandes campeonatos com dinheiro de tais mecenas, embelezando o esporte.

O caso mais famoso do atual mecenato é do Chelsea, da Inglaterra. Não bastasse pertencer ao país com o futebol mais caro do mundo, foi comprado pelo magnata e empresário do petróleo russo Roman Abramovich. Com mais de cem anos de existência, os blues possuíam apenas um título da Premier League (Campeonato Inglês) até 2003, quando foi comprado por Abramovich. Nos últimos nove anos, contudo, o time conquistou o campeonato três vezes e chegou a uma final inédita da Champions League. Atualmente, é um dos favoritos da Premier. Com os investimentos do russo, o Chelsea fez boas contratações e lançou bons jogadores como o goleiro tcheco Peter Cech, o meia inglês Frank Lampard e o atacante africano Didier Drogba.


Outro time da terra da rainha com grandes investimentos é Manchester City, atualmente o clube mais rico do mundo da bola. Em 2008, o time foi comprado pelos árabes da United Abu Dhabi, cujo acionista majoritário é o magnata do petróleo Sheikh Mansour bin Zayed Al Nahyan. Apesar de certa tradição no futebol inglês, o time passava por dificuldades superadas com o investimento árabe. Em quatro anos, o time contratou craques como o argentino Tevez e os brasileiros Elano e Robinho. Atualmente, é um do favorito 
da Premier League.

Mas isso não é um privilégio dos ingleses. No ano passado, o espanhol Málaga foi comprado por Abdullah bin Nasser Al Thani por cerca de 36 milhões de euros. O time espanhol é um dos cotados para quebrar a dualidade Real Madrid e Barcelona no Campeonato Espanhol. Atualmente, fez boas contratações como o atacante Ruud Van Nilsterooy, o francês Jérémy e o brasileiro Júlio Baptista.




O mais recente caso de time milionário é o Anzhi Makhachkala da Rússia. Em janeiro desse ano, um magnata russo, Suleyman Kerimov, resolveu investir em um clube do país. O Anzhi disputa a primeira competição da Russian Premier League (Campeonato Russo) sem nunca ter levado o título. A única grande conquista do time foi a participação na Copa da Uefa em 2001, quando perdeu logo no primeiro jogo para o Rangers da Escócia. Contudo, o time aposta nos investimentos para crescer. Os russos contrataram os brasileiros Roberto Carlos e Diego Tardelli. No último dia 18, o Anzhi contratou o atacante Eto’o por € 20 milhões anuais (pouco mais de R$ 46 milhões). O atacante africano se tornou o atleta mais bem pago do mundo.


Confira no GdL as contratações da Espanha, Alemanha, Portugal, França Inglaterra e Itália


Nenhum comentário:

Postar um comentário