quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Estaduais abaixo

Em muitos campeonatos estaduais pelo país, quase sempre o título é monopólio dos grandes. Mesmo preocupados com competições como a Copa do Brasil e Libertadores, usando dos estaduais como teste e poupando seus principais jogadores em algumas partidas, os times maiores encontram pouca dificuldade durante os regionais. Para os pequenos, no entanto, por ser o único campeonato importante do qual vários participam em toda temporada, ele tem um grande valor.  

E, para os que acabam de chegar, geralmente o objetivo é manter-se na elite. Muitos, apenas de passagem, logo voltam ao andar de baixo. O que é preciso para garantir o tão sonhado acesso? Assim como os Estaduais da Primeira Divisão, os da Segunda também têm suas divergências quanto ao modo de disputa e regulamento. 


PAULISTA 

O Campeonato Paulista é considerado por muitos o de melhor nível e o mais disputado de todos os estaduais. Reúne os nomes mais caros do futebol nacional e além de apresentar muitos times de bastante tradição, é o estadual com mais chances de surpreender os grandes. Alguns times vão e vem, mas outros permanecem, como é o caso do Oeste e Botafogo, que desde 2008, asseguram-se na Primeirona. 

Times tradicionais do estado também competem na Série A2, pelo acesso. A competição, que começou  dia 25 e termina no dia 13 de maio, conta com 20 times, incluindo Santo André e Grêmio Barueri, que disputaram a Série A mais de três anos consecutivos.  Jogam entre si em turno único, classificando-se para a semifinal os 8 times com maior número de pontos ganhos nesta fase. Os 4 com menor número de pontos ganhos serão rebaixados à Série A3. Na semifinal, são divididos em dois grupos que jogarão dentro dos respectivos grupos em turno e returno. Os dois com maior pontos ganhos em cada um dos grupos ganharão o acesso. 

XV de Piracicaba, Comercial, Guarani e Catanduvense foram os times que subiram ano passado e disputarão esse Paulistão na Série A. Ano passado, a competição A2 teve seus 20 times divididos em grupos de 10, por região. As equipes mais próximas de São Paulo em um grupo, e os times cujas cidades estão localizadas mais para o interior do estado, em outro. A divisão, feita a fim de diminuir e evitar gastos com viagens longas, assegurou um time do interior e um próximo da capital na final, protagonizada por XV de Piracicaba e Guarani.


CARIOCA

Os recém-chegados ao Carioca são o Bonsucesso e o Friburguense, donos do acesso estadual para 2012.

A Série B Carioca tem início dia 4 de fevereiro. Serão 22 equipes, que na primeira fase, estarão divididas em dois grupos de 11. Para a segunda fase, classificam-se as cinco melhores colocadas de cada grupo, além das duas com o melhor índice técnico, independentemente do grupo pertencente. Em sistema de turno e returno, as duas melhores colocadas ganham o acesso para a elite do futebol carioca de 2013. Um grupo X é formado da primeira fase, com o restante dos times, sendo rebaixados para a Série C Carioca do ano seguinte os três piores times do grupo. Muita polêmica envolveu esse grupo X no ano passado: times abandonando a competição e recusando-se a disputar o grupo X foram alguns dos problemas extra-campo vividos durante o campeonato.

Em 2006, a competição foi exemplo de bagunça. A divulgação de duas tabelas diferentes para o Estadual - a primeira com 12 times e a segunda com 16 - e a criação de uma seletiva que classificaria 4 times para disputar a Primeirona Carioca geraram confusão entre as duas divisões, confusão esta resolvida na Justiça. Relatos de súmulas de jogos da fase final da A2 provaram falhas graves na organização e segurança nos estádios, pressão sobre os árbitros e irregularidades. 


MINEIRO

O Campeonato da Primeira Divisão de Profissionais, Módulo II, temporada 2012, que equivale a uma Segunda Divisão no futebol mineiro, ocorre entre 12 de fevereiro e 13 de maio. Isso porque o Campeonato Mineiro de Futebol da Segunda Divisão é o terceiro nível do futebol do estado. No Módulo II, são doze equipes inscritas, e duas fases, a Preliminar e o Quadrangular Final. A fase Preliminar contará com as 12 equipes divididas em duas chaves, A e B, com as 6 equipes de cada jogando em turnos e returno. As duas melhores associações de cada chave se classificarão para a próxima fase. Rebaixadas serão as 2 equipes últimas colocadas por pontos ganhos, uma equipe em cada chave, considerando a fase preliminar. As 4 classificadas disputarão a fase quadrangular final, sendo as duas melhores classificadas campeã e vice, ascendendo assim ao Campeonato Mineiro Módulo I

Este ano sobem Boa Esporte, clube criado em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro (transferido ano passado para Varginha), e Nacional Nova Serrana. Boa Esporte, que esteve perto de subir para a Série A do Brasileiro, pode ser surpresa no Estadual. 


GAÚCHO

Avenida e Cerâmica deixaram a "Série B" gaúcha ano passado. Com início no dia 3 de março, a Segunda Divisão é disputada em 4 fases. Os 20 times são divididos em duas chaves, que em jogos de ida e volta, decidirão quais os 6 primeiros que avançam à próxima fase. As três piores equipes de cada chave serão rebaixadas para a Terceira Divisão Gaúcha. Na segunda fase, os times são divididos novamente em dois grupos, e os dois melhores colocados depois do turno e returno, vão para a terceira fase. Os 4 restantes, decidem as duas vagas para a Primeira Divisão Gaúcha. Os dois melhores levam o acesso e decidem a final. 


PARANAENSE 

O campeonato Paranaense da Segunda Divisão é também conhecida como Série Prata ou Série A2. Os que subiram e disputam esse ano a Série Prata são o Londrina e o Toledo. 

O regulamento da Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense prevê para primeira fase jogos em turno e returno. Os campeões do primeiro e segundo classificam-se para a próxima fase, com um ponto extra. Os dois times melhores classificados no geral também avançam. Em confronto direto, os times disputarão a vaga para a final e o acesso. 

Tais regras colocaram a equipe do Toledo numa situação um tanto estranha. Para garantir o acesso, o time precisava perder ou empatar a partida contra o Serrano, e torcer para o Londrina vencer o Foz do Iguaçu, já que os londrinenses haviam vencido o primeiro turno. Ganhando o jogo contra o Foz,  Londrina conquistaria o segundo turno, dando vaga para o Toledo, segunda melhor campanha. 



Os campeonatos estaduais perderam muito de seu prestígio, resumindo-se quase sempre a competições de somente um ou dois times. Os grandes ainda levam a maioria dos títulos regionais. Os estados com mais times de tradição e portadores das maiores torcidas do país, como São Paulo e Rio de Janeiro, parecem transferir alguma qualidade de suas elites regionais e certa disputa às categorias inferiores. Pode-se até dizer que muitos campeonatos da Segundona sejam mais bem disputados que os de suas elites. Mas o baixo nível e a desorganização tornaram-se uma constante em muitos deles. Para os que subiram, então, o mais aconselhável é permanecer no andar de cima.

@Mariatebet

Nenhum comentário:

Postar um comentário